esportes@cascavelnews.com.br

O Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade chega a sua sétima etapa no próximo final de semana. E a cidade de Estação, norte do Rio Grande do Sul, receberá os competidores para um desafio que promete ganhar em emoção após a decisão da Confederação Brasileira de Automobilismo de cancelar a rodada inicial disputada em Curitiba, no mês de março.
Com isso a disputa pelo título na categoria Super N promete empolgar nesta reta final de campeonato. E a dupla erechinense dos irmãos Juliano Sartori/Rafael Sartori da equipe Bitshop Rally (Bitshop/Abadia Competições) vai motivada em busca de um bom resultado em Estação, que fica a 30 quilômetros de Erechim, onde a dupla reside.
“Nossa expectativa é muito boa, pois o carro se mostrou muito bom na última etapa, apesar dos problemas de câmbio, mas acreditamos que agora está tudo resolvido. Vamos tentar fazer uma boa prova e quem sabe uma vitória ou um pódio, o que seria muito bom para a equipe”, destaca o navegador Rafael Sartori.
Para Juliano esta é uma boa oportunidade pois considera a prova de Estação como um rali em “casa”. A prova valerá também pelos campeonatos Gaúcho e Sul-brasileiro, onde a dupla também está inscrita para andar a categoria Super N a bordo do Ford Focus.
Expectativa positiva, mas de olho nos detalhes. O navegador Rafael lembra que o rali de Estação é uma prova bastante técnica, com estradas bem diferentes das encontradas em Minas Gerais, que teve rodada dupla no mês passado pelo Brasileiro. “Em Estação o piso é muito duro e com pedras, mas é bem parecido com o de Erechim, que conhecemos bem”, destaca Rafael.
O Brasileiro terá ainda duas etapas, esta em Estação e outra no próximo mês em Santa Catarina, na cidade de Pomerode. Rafael avalia a temporada e faz uma projeção para estes dois ralis que completam a temporada 2010 do nacional. “Este foi um anos bem atípico para nós, no inicio do ano tínhamos decidido que não iríamos fazer o campeonato, e não fomos correr a primeira etapa em Curitiba, mas após decidirmos voltar, porque gostamos muito deste esporte. Agora na reta final do campeonato vamos tentar andar bem, não temos pressão nenhuma, então vamos andar forte como sempre e o que vier vai ser bom. O ano que vem sim veremos o que vamos fazer, mas tudo depende dos rumos do CBR.

O RALI – A prova em Estação será composta por três trechos cronometrados diferentes, onde os competidores terão de repeti-los uma segunda vez. As três primeiras especiais marcam pontuação para a primeira etapa do Campeonato Sul-brasileiro. Já as três seguintes pontuarão para a segunda etapa. Os campeonatos Brasileiro e Gaúcho terão atepa única nas seis especiais.
A primeira especial, Erebango, terá um total de 11,6 quilômetros com mais 17 quilômetros na especial Estação e outros 14 quilômetros na especial Ipiranga do Sul. Os nomes das especiais representam também outros dois municípios vizinhos a Estação, por onde a corrida passará. O total de prova será de 85,2 quilômetros de disputas.
A programação começa nesta sexta-feira, 22, com o levantamento das especiais pelos competidores. À noite, 20h30, tem a apresentação oficial dos competidores ao público na largada promocional. No sábado pela manhã competidores que disputarão apenas o Campeonato Gaúcho ainda poderão fazer o levantamento dos trechos cronometrados. A largada do primeiro carro para a prova está marcada para às 12h. A rampa de premiação deve acontecer por volta das 17h30.