esportes@cascavelnews.com.br

A abertura do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade sábado, na cidade de Pomerode, santa Catarina, vai ser marcada por muitas novidades. Duas delas envolvem a dupla gaúcha Juliano e Rafael Sartori da equipe Bitshop Rally (Bitshop/Abadia Competições/Yokohama/Ford Superauto). A primeira será a estréia da categoria N3, que retorna ao certame nacional com força total e onde Juliano e Rafael estarão competindo a partir de agora.
A segunda novidade envolvendo a dupla se refere a entrada de um novo carro na competição, o Ford Focus, que já foi testado e agradou piloto e navegador, deixando uma boa impressão para esta temporada. A dupla já está na cidade de Pomerode onde hoje começou a fazer os reconhecimentos das especiais (trechos cronometrados) que segue até amanhã.
Já nesta sexta a dupla vai testar novamente o Ford Focus antes da corrida, no sábado, durante o shakedown que acontece à tarde em uma pista montada ao lado do Parque de Apoio em Pomerode.
Juliano Sartori destaca que a equipe está confiante para esta primeira etapa. “Feliz com o novo carro e projetando um grande campeonato , apesar de estréia do carro , e readaptação da dupla a tração 4×2”, salienta ele.
Em relação ao carro, otimismo. “Estamos muito otimistas com o desempenho do Ford Focus, porém cientes que teremos muito trabalho para desenvolver o acerto do carro”, destaca Juliano. Para ele, a categoria N3 vem para ficar e será uma das principais num curto espaço de tempo. “Sem dúvida será a categoria de maior crescimento devido a grande opção de veículos no mercado brasileiro. É a oportunidade de montadoras ingressarem no rali e desenvolverem componentes e fazer o marketing de seus veículos passando uma imagem de resistência , robustez e eficiência , que são itens testados no rally”, avalia Juliano.
Em entrevista, Juliano explica porque da opção pelo Ford Focus, uma vez que até o ano passado a dupla competia na categoria N4 a bordo de um Subaru Impreza WRX STi. “A opção pelo Ford Focus N3 foi em decorrência da necessidade de evoluirmos para um carro novo, que não pôde ser confirmada na N4 pela dificuldade de obtermos um Subaru N4 WRX STi no Brasil . Assim avaliando o potencial de crescimento da nova categoria N3 , optamos por ingressar nesta categoria, e desenvolver um novo carro. Dentre as opções de mercado, e da tradição do Ford Focus a equipe decidiu por investir nesta nova marca projetando um apoio oficial”, explica Juliano.
E a estréia já vem motivada por uma grande meta: ser campeão do CBR nesta temporada. Juliano acredita que mesmo tendo que desenvolver o novo carro, há possibilidades reais de chegar a esta conquista. A dupla também aposta no bom conjunto envolvendo os dois irmãos, piloto e navegador, que correm junto há vários anos, o que tem aumentado a experiência de ambos.