esportes@cascavelnews.com.br

O líder do Campeonato Mundial de Jet Ski na categoria Freeride (manobras de jet ski nas ondas), Federico Bufacchi, já está em Florianópolis onde se prepara para iniciar os treinamentos em busca do título na categoria Stand Up ( jet em pé) no final de novembro.
“Eu vou vencer” com essa expressão e muito confiante, Federico Bufacchi expressou sua vontade para vencer a quarta e última etapa do Campeonato Mundial de Freeride que acontecerá entre os dias 23 a 26 de novembro na Praia da Vila em Imbituba, 80 quilômetros de Florianópolis.
“Vim antes, pois quero treinar e deixar todo equipamento pronto para essa prova que é muito importante”, completou Federico que lidera o certame internacional com 57 pontos, seguido de perto pelo atual campeão mundial, Pierre Maixent com 53. Em terceiro vem outro Francês, Gil Beurnier com 49.
A última etapa do Mundial de Freeride, o 8º Jet Waves, vai ser decisiva pois três pilotos têm chance de conquistar o título e a disputa promete ser forte. “Acredito que vai ser muito disputado principalmente por que quem vencer fica com o título. Em 2005 ganhei em Imbituba e quero repetir o resultado. Gosto da Praia da Vila e espero que as ondas estejam entre os dois metros de altura que é o ideal para meu estilo de pilotagem onde prefiro os saltos e surfe”, explicou Bufacchi referindo-se a questão da pontuação onde são avaliadas as manobras de salto e surfe durante o campeonato.
Quem recebeu o primeiro piloto estrangeiro a chegar no Brasil foi o Presidente da IFWA, entidade internacional que rege o Freeride no mundo, Marcelo Tchello Brandão, que está bem otimista para a final da temporada de 2006. “Esse ano foi muito interessante, pois em todas as etapas do mundial tivemos um maior número de participante, de público e de patrocinadores. A modalidade está a cada dia mais reconhecida como um esporte de ação e de plasticidade pelos vôos nas ondas. Para 2007 o Campeonato Mundial terá basicamente a mesma configuração e teremos um Campeonato Europeu, um asiático e o Campeonato Brasileiro”, explicou Tchello.
Federico Bufacchi quer iniciar os treinos ainda esta semana a fim de trabalhar em uma nova manobra que por enquanto está em segredo. “Vou tentar fazer uma nova manobra no campeonato e ser der certo acredito que tenho grandes chances de ser campeão. Por enquanto vou treinar e me preparar da melhor maneira possível”, finalizou Federico Bufacchi.