MARIPÁ (PR) O agricultor e pecuarista de Maripá Ivan Schanoski, da equipe Azulão, venceu hoje o GP de Maripá do Arrancadão de Tratores, derrotando na final o paraguaio Alexandre Poland, da equipe QM. Ivan cruzou a linha de chegada com o tempo de 8s718, novo recorde da categoria. Poland fez 9s125.
Na disputa do terceiro lugar, Anildo Schanoski, da equipe 601, levou a melhor, derrotando Dorval Conci Júnior, da equipe Ferrari Rural. Lívio Foster, do Paraguai, se classificou em quinto lugar, ficando em sexto Armando Boldrin Júnior, de Toledo (PR).
O GP de Maripá, promovido pela HSJ Desenvolvimento e organizado pelo Automóvel Clube de Maripá, teve a supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), patrocínio da Vipal e apoio da Prefeitura de Maripá.
O forte calor da noite de sábado e da tarde de domingo influenciou no resultado da prova. Logo na primeira bateria eliminatória já afastou das disputas Irani Nica Kreutz, favorita à vitória. Ela teve uma das válvulas do motor de seu trator travada, levando a queima do tucho. Também ficou fora Aldecir Rohloff, da equipe 178, que quebrou a caixa. Ainda na noite de sábado, na segunda bateria eliminatória, Darli Drisner teve o bloco do motor de seu trator rachado. Com isso as duas mulheres da categoria ficaram fora da competição já no primeiro dia de disputas.
Hoje as disputas seguiram normalmente, até se conhecer os seis semifinalistas, que pela ordem foram: Ivan Schanoski, com o tempo de 9s017; Lívio Foster (9s245), Alexandre Poland (9s399), Anildo Schanoski (9s429), Armando Boldrin (7s487) e Dorval Conci Júnior (9s525).
As semifinais começam com o duelo entre Alexandre Poland, vencedor do ano passado, em Maripá, e Armando Boldrin Júnior, ganhador em 2003. Poland venceu e Boldrin foi o primeiro a ter problemas com o pistão do motor de seu trator fundido. A segunda rodada, Anildo venceu Lívio Foster, que teve problemas com a turbina. Armando e Lívio abririam a segunda bateria as semifinais e não foram à pista, enquanto que os técnicos trabalhavam em seus tratores, na tentativa de colocá-los novamente na competição. A partir daí começou o show de Ivan Schanoki, quando na segunda rodada da segunda bateria das semifinais, derrotou seu primo Anildo e roubou o recorde de velocidade ao estabelecer a marca de 8s837. Anildo era o homem mais rápido do Arrancadão Tratores com o tempo de 8s868, estabelecido em Piracicaba, na abertura da temporada deste ano.
Encerrada as semifinais, Dorval Conci Júnior e Anildo Schanoski se classificou para a decisão do terceiro lugar. Na disputa, Anildo venceu com o tempo de 9s361, e Conci ficou com o quarto lugar com o tempo de 9s881.
A decisão colocou frente a frente Alexandre Poland e Ivan Schanoski, dois vencedores do GP de Maripá. Poland ganhou no passado e Ivan o venceu em 2005. Determinando a vencer, Ivan acelerou forte na decisão e venceu, quebrando o seu próprio recorde ao estabelecer o tempo de 8s718.
Ivan comemora
Ivan Schanoki, que atua na agricultura plantando milho, soja e trigo, e a pecuária com gado de leite, comemorou intensamente a vitória, cobrindo-se com a bandeira do Brasil. Ele comentou que o mais importante foi vencer, sem se preocupar com recordes. Foi uma vitória difícil e quero dedicá-la a Nica, a Darli e ao Aldecir, que quebram logo no início da competição, disse Ivan.
Já Alexandre Poland informou que estava com problemas na engrenagem da terceira marcha desde a quinta eliminatória. Por isso, o segundo lugar é como se fosse uma vitória. O Ivan estava muito rápido. Sua equipe está de parabéns pelo trabalho realizado, finalizou o paraguaio.
Resultado final do GP de Maripá do Arrancadão de Tratores
1º) Ivan Schanoski (Maripá), Azulão Racing, com 8s718
2º) Alexandre Poland (Paraguai), Equipe QM, 9s125
3º) Anildo Schanoski (Maripá), Equipe 601, 9s361
4º) Dorval Conci Júnior (Maripá), 9s881
5º) Lívio Foster (Paraguai), Equipe Brutus II, 10s735
6º) Armando Boldrin Júnior (Toledo), Dysord Racing, 10s854
7º) Gabriel Santos (Não-Me-Toque), Scherer Race, 9s747
8º) David Bretzke (Maripá), Metracol Racing, 9s759
9º) Paulo Radetzki (Maripá), Equipe Brutus, 9s824
10º) Alexander Schweinberger (Marechal Cândido Rondon), Equipe Bad Boy, 10s142