esportes@cascavelnews.com.br

Em 2010 são comemorados os 75 anos da marca Jaguar, que tem em seu DNA o legado de produzir grandes veículos e carros de corrida. Como forma de manter a história viva, a empresa confirmou hoje seu retorno à famosa corrida das 24 Horas de Le Mans. A marca voltará às pistas no próximo dia 12 de Junho, com um XKR GT2. O veículo de competição foi adaptado pela JaguarRSR baseado no já famoso cupê XKR que, na versão de rua, possui motor de 510 cv.
Com sete vitórias obtidas entre 1951 e 1990, a Jaguar é a marca britânica mais vencedora das 24 Horas de Le Mans, uma das mais tradicionais provas do automobilismo mundial.
Para Paul Gentilozzi, parceiro da JaguarRSR, “é um imenso prazer ter o prestígio da ACO nos dando as boas-vindas nas 24 Horas de Le Mans, uma competição muito apreciada por aqueles que gostam dos esportes a motor em todo o mundo. O fato de termos um Jaguar competindo novamente é algo muito especial. Também é um privilégio muito grande para nós, ser representados nas pistas por dois pilotos extremamente talentosos como o veterano Scott Pruett e Marc Goosens”.
Gentilozzi também conduzirá o JaguarRSR XKR GT2 na edição 2010 da American Le Mans Series (ALMS). “O retorno da Jaguar a uma prova como essa nos dá muita alegria e emoção. Mas é importante termos ciência do altíssimo nível em que está a competição e sabermos que um lugar no pódio não cairá facilmente em nossas mãos. Entretanto, estamos 100% comprometidos com o projeto e pedimos aos fanáticos pela Jaguar que nos apóiem”.
C.J. O’Donnell, diretor global de Marketing de Jaguar, ressaltou que “esportes a motor sempre foram uma importante parte da companhia. O domínio da marca nas 24 Horas de Le Mans durante os anos 1950 pode ser considerado como o alicerce no qual a empresa se desenvolveu. A última vitória da marca nessa prova foi conquistada há 20 anos, com um TWR Jaguar Sport, pilotado por John Nielsen, Price Cobb e Martin Brundle. Retornar a Le Mans no ano em que a marca comemora 75 anos, trará de volta um entusiasmo global”.
“Com a chegada dos novos XF, XK e XJ, a Jaguar apresenta modelos de tecnologia inovadora, design arrojado e a experiência da linha ‘R’. Retornaremos aos esportes a motor para demonstrar as conquistas e as capacidades do XKR”, complementa O’Donnell.
A Jaguar conquistou sua primeira vitória nas 24 Horas de Le Mans em 1951, na primeira corrida do C-Type, que também voltaria a ganhar a prova em 1953. O D-Type foi tri-campeão da prova nos anos de 1955, 1956 e 1957. Em 1988 a marca voltaria a vencer a corrida com um XJR-9LM, que trazia motor V12. A última vitória da marca aconteceu em 1990, com o XJR-12.