esportes@cascavelnews.com.br

Depois de uma participação especial no Mundial FIA GT em Silverstone, onde foi tirado da pista por um retardatário quando liderava a corrida, Jaime Melo Júnior volta suas atenções à disputa pelo título da classe GT2 na American Le Mans Series.
O piloto brasileiro, que tem o finlandês Mika Salo como parceiro na equipe Risi Competizione, participa neste sábado da quinta etapa, na pista de Salt Lake City, no estado de Utah.
Melo e Salo venceram todas as corridas disputadas nesta temporada, em Sebring, St. Petersburg, Long Beach e Houston. Para a prova de sábado, eles têm um fator especial de motivação – foi na pista de Salt Lake City que conquistaram a primeira vitória em dupla na categoria, em 2006. “No ano passado eu priorizava o Mundial FIA GT, onde acabei conquistando o título, e fiz algumas provas na ALMS ao lado do Mika”, lembra o brasileiro.
Depois de quatro das 12 etapas, Melo Júnior e Salo, inscritos com uma Ferrari 430 GT, somam 86 pontos na liderança da classe GT2. Os vice-líderes são o alemão Jorg Bergmeister e o norte-americano Johannes van Overbeek, que competem com a Porsche 911 GT3 RSR da Flying Lizard Motorsports, com 56. O alemão Wolf Henzler e o escocês Robin Liddell, da Tafel Racing, também com uma Porsche 911 GT3 RSR, estão em terceiro, com 50.
A pista de Salt Lake City é a mais extensa do calendário da American Le Mans Series. Cravada no Miller Motorsports Park, tem quatro milhas e meia, ou 7,2 quilômetros de extensão, que compreendem 24 curvas. “É uma pista em que a Ferrari pode se dar muito bem, tem curvas de alta e trechos muito técnicos”, avalia Melo. “Quanto ao campeonato, o momento é de buscar vantagem. Estamos bem na tabela, mas a disputa não chegou nem à metade”, lembra.
A programação da ALMS em Salt Lake City terá início amanhã, a partir das 21h30 de Brasília, com sessões isoladas de testes para as quatro classes que compõem a categoria. Na sexta, o treino classificatório da GT1 e da GT2, com duração de 20 minutos, será aberto às 18h40. Os pilotos terão pista liberada para formação do grid às 19h15. A largada para prova, com duas horas e 45 minutos de duração, será dada às 20h05.