Numa das etapas mais atípicas da temporada, Jaime Melo Júnior obteve sábado sua quinta vitória na temporada da American Le Mans Series. O piloto brasileiro e seu parceiro finlandês Mika Salo conduziram ao primeiro lugar da classe GT2 a Ferrari 430 GT da Risi Competizione na oitava etapa. A corrida na pista de Road America, em Elkhart Lake, no estado do Wisconsin, desafiou os pilotos com condições climáticas distintas.
A instabilidade forçou as equipes a mudanças na estratégia. Salo largou para pilotar o carro na primeira das quatro horas da corrida. Logo depois que Melo assumiu o comando do carro, uma tempestade repentina levou à intervenção do safety car. Os pilotos percorreram a pista durante quase uma hora em ritmo lento atrás do carro de serviço. À relargada, o brasileiro continuou na pista, à espera da definição de uma estratégia da Ferrari.
O último pit stop para reabastecimento do carro aconteceu a 68 minutos do final da corrida. A equipe decidiu não fazer a troca de pilotos, porque a parada ficaria mais demorada e perderíamos a liderança, explicou Melo. A equipe da Porsche estava adotando uma estratégia parecida com esta. Então, nossa chance de vencer era essa. No fim, acabei ficando na pista por três horas. Felizmente, a estratégia deu certo, estávamos precisando vencer.
A diferença entre Melo e a Porsche de Ralf Kelleners, segundo colocado na classe GT2, foi de 1s156 à bandeirada final. Foi um fim de corrida complicado, eu tinha que manter a liderança e, ao mesmo tempo, economizar combustível para não ter que fazer outra parada. Quando estacionei no box depois da corrida, acho que não o tanque de combustível não tinha nem um litro. Mesmo assim, eu nunca deixei de acreditar que conseguiria, relatou.
Melo Júnior e Salo, que terminaram a prova em 15º na classificação geral, haviam vencido as quatro primeiras corridas do ano, em Sebring, St. Petersburg, Long Beach e Houston. Depois, abandonaram com problemas mecânicos em Salt Lake City e enfrentaram acidentes nas etapas de Lakeville e Mid-Ohio, nas quais obtiveram um nono e um segundo lugar, respectivamente. Voltamos a vencer, vai ser importante conseguir manter esse ritmo, alertou o brasileiro.
O resultado de Elkhart Lake devolveu a liderança da American Le Mans Series a Melo Júnior e Salo. A dupla da Risi Competizione foi a 124 pontos, quatro à frente da dupla da Flying Lizard, formada pelo alemão Jörg Bergmeister e pelo norte-americano Johannes van Overbeek, que terminaram a prova em quinto lugar com um Porsche 911 GT3 RSR. A nona etapa, no dia 26 de agosto, confrontará os pilotos no circuito canadense de Mosport.