esportes@cascavelnews.com.br

Os pilotos curitibanos Jair Bana e Carlos Eduardo “Duda” Bana (Pirelli/Bana Pneus) tiveram boa participação na 5ª etapa do Metropolitano de Curitiba de Velocidade no Asfalto 2017, disputada no último fim de semana no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). A bordo do Gol nº 37, com preparação da MP Competições, Jair e Duda ficaram em oitavo lugar no Metropolitano de Curitiba e depois de duas corridas com pista molhada, uma penalização lhes tirou uma melhor colocação na categoria Marcas “A”.
No treino classificatório do sábado com chuva, Jair e Duda Bana (Pirelli/Bana Pneus) não conseguiram marcar tempo devido a um acidente e largaram da 17.ª posição na Geral. Dada a largada para a primeira corrida, Jair Bana foi para a pista para uma prova de recuperação, mas a chuva não dava trégua e os acidentes aconteciam a cada volta, forçando a entrada do Safety Car por três vezes para a retirada dos carros acidentados. Jair Bana chegou a estar na 12ª posição, mas também deu uma escapada da pista, caindo para as últimas posições. Recebeu a bandeirada final em 10.º lugar na Marcas “A”. Depois de 17 voltas de corrida, a vitória foi de Gustavo Magnabosco na Geral e Marcas “A”, com tempo de 34m42s021, seguido de Richard Heidrich; a 21s449, Edson Bueno; a 55s320, Ruslan Carta Filho, a 1m03s527; Gustavo Dal Pizzol, a 1m09s492; e, Marcel Sedano, a 1m24s911.
Na segunda corrida, Duda Bana assumiu o comando do Gol nº 37, largando em 15º na Geral. Ganhou duas posições na primeira volta e em boa “tocada” era o oitavo colocado na quinta volta, mas com pista molhada, levou uma penalização por ter se tocado com um adversário e teve que fazer uma passagem lenta pelos boxes, caindo para a 16ª posição. Passou a fazer nova corrida de recuperação. Na 7ª volta, era o 15º colocado, ganhou mais uma posição na 11ª volta e na 14ª volta ganhou mais uma. Nas quatro últimas voltas ganhou mais três posições, recebendo a bandeirada final em 10º lugar na Geral e sexto em sua categoria. Ao fim de 20 voltas, vitória de Gustavo Magnabosco na Geral e Marcas “A”, com tempo de 35m16s794, com Richard Heidrich em segundo, a 1s167; Andrei Carta em terceiro, a 2s655; Guto Baldo em quarto, a 3s161; Davi Dal Pizzol em quinto, a 6s202; e, Duda Bana em sexto, a 7s168.
“Essa etapa foi atípica, com muita chuva desde os treinos livres até a segunda bateria, ela apenas diminuía e aumentava, só parou de chover um pouco na parte final da segunda bateria nossa, depois voltou. Com isso, tivemos problemas no treino classificatório, sofrendo acidente e não marcando tempo. Tive que fazer corrida de recuperação e mesmo assim levei alguns toques porque a pista estava muito lisa. Mesmo assim terminei em décimo a minha corrida”, declarou Jair Bana. “Infelizmente fui punido por um toque com outro adversário e não fomos ao pódio da quinta etapa. Não foi maldade minha, mas o carro não parou e eu toquei de lado com ele. Os Comissários Desportivos me puniram com uma passagem pelos boxes. Nosso carro estava muito bom e certamente eu chegaria entre os quatro primeiros na categoria. Mas faz parte, vamos tentar nos recuperar na sexta etapa do Metropolitano, no mês de setembro”, concluiu Duda Bana (Pirelli/Bana Pneus).

RESULTADO – Somados os pontos das duas provas realizadas no Metropolitano de Curitiba a classificação final da categoria Marcas “A” foi a seguinte: 1º) Gustavo Magnabosco (SC), com 40 pontos; 2º) Richard Heidrich (SC), 30; 3º) Ruslan Carta Filho/Andrei Carta (PR), 22; 4º) Edson Bueno (PR), 16; 5º) Guto Baldo (PR), 12; 6º) Davi Dal Pizzol/Luiz Filgueiras (SC), 12; 7º) Gustavo Dal Pizzol (SC), 8; e 8º) Jair Bana/Duda Bana (PR), com 7 pontos.
A 6ª etapa do Metropolitano de Curitiba de Velocidade no Asfalto 2017 está marcada para os dias 16 e 17 de setembro, no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), situado em Pinhais (PR).