A dupla curtibana Jair Bana/Duda Bana (Bana Pneus/Pirelli) venceu hoje a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance, na prova denominada Três Horas de Cascavel, num Racing Day que envolveu ainda a quarta etapa do Brasileiro de Marcas e Pilotos e terceira etapa do Regional de Marcas e Pilotos, no Autódromo Internacional de Cascavel.
Durante o treino classificatório realizado ontem, Jair e Duda Bana conquistaram o quarto lugar na geral do grid e terceiro na categoria C, com o tempo de 1m7s436. A pole position da etapa foi a dupla catarinense Baumer Neto/C. de Ray, com o tempo de 1m5s016, seguida do trio paulista Ramos/Almeida/Hoerlle, com 1m5s484 e da dupla gaúcha Edemar/Joacir Stedile, com o tempo de 1m5s703.
Dada a largada para as três horas de prova, os pegas pela liderança das quatro categorias foi ferrenha entre os pilotos, que com suas ultrapassagens e derrapagens espetaculares arrancavam aplausos do público presente ao Autódromo de Cascavel. Com uma hora de corrida, a liderança era da dupla catarinense Baumer Neto/C. de Rey, com 50 voltas completadas, seguida do trio paulista Ramos/Almeida/Hoerlle, à 40s105 e da dupla paranaense Jair Bana/Duda Bana, à 55s898.
Na segunda hora de prova, tudo parecia definido em favor dos catarinenses Baumer Neto e C. de Rey, que lideravam a corrida com 98 voltas completadas, com uma vantagem de cinco voltas para a dupla Jair Bana/Duda Bana. Em terceiro lugar vinha outra dupla paranaense, Ferreira Jr/Aloysio Moreira, à seis voltas, quarto para a dupla gaúcha Edemar/Joacir Stedile, à 11 voltas, quinto lugar o trio paranaense Paulo Varassim/Fábio Machado/Lourenço Varassim, à 12 voltas, e na sexta posição, outra dupla paranaense José Rapcham/A. Reisdofer, à 14 voltas.
Mas foi na última troca de pilotos e reabastecimento que as novidades foram acontecendo. Duda Bana recebeu um toque de concorrente retardatário, caindo na caixa de brita da curva 6, foi rebocado e conseguiu entregar o carro para Jair Bana, mesmo perdendo algumas voltas. Os catarinenses Baumer Neto/C. de Rey, começaram a ter problemas com seu protótipo e perderam muitas voltas nos boxes e a corrida posteriormente com o abandono. Com isso, a disputa pela vitória ficou com as duplas paranaenses Jair Bana/Duda Bana e Ferreira Jr/Aloysio Moreira.
Ao fim de 144 voltas, a vitória nas Três Horas de Cascavel foi da dupla curitibana Jair Bana/Duda Bana, com o tempo de prova de 3h0m18s533, seguida dos paranaenses Ferreira Jr/Aloysio Moreira, a uma volta; Paulo Varassim/Fábio Machado/Lourenço Varassim, a sete voltas; dos paulistas Roberto e André Posses, a 14 voltas; e dos paranaenses José Rapcham/A. Reisdofer, a 15 voltas; R. Dilser/S. Gotti, a 15 voltas, na quinta e sexta colocação respectivamente.
A quarta e próxima etapa do Brasileiro de Endurance acontece no dia 5 de agosto, em Campo Grande (MS).