esportes@cascavelnews.com.br

O piloto catarinense James Ramos é o campeão do Marcas A e o sul-mato-grossense Vinícius Weissmuller o campeão da Marcas B, da Copa Turismo Show, na temporada 2008. As conquistas aconteceram durante a oitava etapa do campeonato, disputada ontem, no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais. A prova contou com 36 carros inscritos, onde os vencedores das duas categorias disputadas foram: Sharbel El Hajjar (PR), na Geral e CTI (para carros com alimentação injetada), e Adriano Braz Neto/Charles Macedo (SC), na CTA (para carros carburados).
Organizada pelo IBDA (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Automobilístico), e supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), o evento “Show Cars – Racing Team” conta com o patrocínio da Bana Pneus/Pirelli e TSW Rodas, parceria Brazil Way, Faculdades Spei, Shopping Total e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Comunicação Filmes e A.M.D. Rental Service. A segunda e terceira baterias valeram também pelo “Troféu Paraná Velocidade”, que teve a participação de pilotos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Dada a largada para os 40 minutos de prova mais duas voltas, da segunda bateria, o pole position Marcos Ramos manteve a liderança por duas voltas, mas sem a terceira marcha, não pode acompanhar o ritmo dos lideres. Os seis primeiros, José Cordova, Pierre Sabbagh, Sharbel El Hajjar, Thiago Rausis, James Ramos e Marcos Ramos andavam muito perto, sempre trocando as posições. Na metade da prova, o safety car entrou para reagrupar os carros e permaneceu por duas voltas. A corrida continuou muito disputada em vários pontos da pista, com bons “pegas” entre os pilotos. Ao fim de 23 voltas, a vitória foi de Sharbel El Hajjar (PR), com o tempo de prova de 50min23s309, seguido de José Cordova (PR), a 0s094; Guto Passos (SC), a 0s603; James Ramos (SC), a 7s850; Valmor Emílio Weiss (PR), a 12s851; e em sexto, Thiago Rausis (SC), a 12s950. A volta mais rápida da prova foi do catarinense Guto Passos, com o tempo de 1m41s022, à média de 131,67 km/h. Um dos destaques desta bateria foi o piloto curitibano Valmor Emílio Weiss, que largou da 31ª posição e concluiu a prova na quinta colocação.
Com o resultado desta bateria, os três primeiros na classificação final do campeonato, por categoria foram: MARCAS A – 1º) James Ramos (SC), campeão; 2º) Sharbel El Hajja (PR); e 3º) Marcel Sedano. MARCAS B – 1º) Vinícius Weissmuller (MT), campeão; 2º) Carlos Henrique Gusso (SC); e 3º) Adriano José Braz Neto (SC).
Dada a largada para a terceira bateria, também disputada em 40 minutos mais duas voltas, o pole position Marcos Ramos manteve a liderança por duas voltas, depois foi ultrapassado por Rodrigo Buffara e Valmor Emílio Weiss. Foi mais uma prova onde os seis primeiros dominaram a corrida e abriram vantagem para os demais concorrentes. No meio da prova o safety car entrou para reagrupar os carros, que pararam para formar novo grid e onde algumas equipes efetuaram a troca de pilotos. Na relargada, o carro de Vamor Emílio Weiss quebrou o cubo da roda esquerda traseira e o piloto abandonou a prova. Outro carro que teve problemas técnicos foi o de José Cordova, ficando na 13ª posição. Essa prova contou com show de alguns pilotos que não participam de todo o campeonato da Copa Turismo, como é o case de Gualter Falcão e Juca Lisboa. Ao fim de 27 voltas, a vitória foi de Thiago Rausis (SC), com o tempo de prova de 49m12s599, seguido de Gualter Falcão (PR), a 1s015; Marcos Ramos (PR), a 2s658; Juca Lisboa (PR), a 3s227; Alessandro Marchinni (PR), a 7s284; e em sexto, Marcelo Campagnolo (PR), a 7s866. A volta mais rápida da prova foi do paranaense José Cordova, com o tempo de 1m41s339, à média de 131,26 km/h.