esportes@cascavelnews.com.br

Será realizada hoje a quarta etapa do Campeonato Paulista de Kart, tendo novamente como palco o Kartódromo Ayrton Senna – Interlagos -, localizado na Zona Sul da capital paulista. Vice-líder na tabela de pontos da categoria Junior, o kartista paulista Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/Pneus Levorin/TecSider Transportes/Leste Kart) quer esquecer o azar que vem interferindo nos resultados de provas nesta temporada e confia na vitória, para buscar reduzir a incomoda diferença de oito pontos que o separa do líder do campeonato Johilton Filho.
Não basta ter um kart meticulosamente ajustado, estar pilotando de forma brilhante e mentalmente “strong” – forte -, para que os grandes resultados surjam como conseqüência do árduo e incessante trabalho que pilotos e equipes encontram no automobilismo. A sorte é certamente um “ingrediente” indispensável na receita final das vitórias, afinal é quase sempre ela quem decide entre os melhores que vai ficar com os louros da vitória.
Embora veladamente (porque falar de azar, segundo os crédulos, dá azar), sorte e azar sempre fizeram parte do mundo da velocidade. Por quatorze temporadas na F1, o piloto neozelandês Chris Amon teve sua carreira marcada por ser um dos melhores pilotos de sua época e ser sempre um dos virtuais candidatos ao titulo máximo, mas nunca conseguiu uma vitória sequer na F1 em função de quebras e acidentes, que o deixaram com a fama da maior azarado da história do automobilismo. Como contraponto, o germânico Michael Schumacher era capaz de dar uma tremenda rodada no estreitíssimo traçado do GP de Mônaco da F1, em meio ao “bolo” de carros de ponta, sem bater em nada, nem em ninguém, voltar e vencer a corrida. Sorte inesgotável que o levou à conquista de oito títulos na categoria.
Como falar de azar dá azar, no automobilismo convencionou-se adotar a expressão “bruxa solta” como sinônimo da indizível palavra. Os italianos sempre se preocupam com la strega nas corridas, os espanhóis com las brujas, os britânicos com the witch e os franceses com la sorcière, tendo como origem o pensamento popular corrente do período medieval de que tudo que dava errada era ligado à bruxaria. Quando surgia algum problema era sinal de que alguma bruxa estava solta.
Vencedor da primeira etapa do Campeonato Paulista de Kart na temporada 2009, nem de longe Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/Pneus Levorin/TecSider Transportes/Leste Kart) pode ser considerado um Chris Amon do kart, mas apesar de contar com ótimo equipamento desenvolvido pela equipe Leste Kart, estar sempre focado e pilotando com maestria, a fortuna não tem batido em sua porta com freqüência, fruto de alguns acidentes normais de corridas e problemas mecânicos que surgem em seu kart. Alheio às questões de sorte e azar, bem como incrédulo na existência de bruxas, Jean sabe que esta é uma fase passageira que apenas aumenta a atenção nos pequenos detalhes de seu kart e no inesgotável “apetite” por vitórias.
“Cometemos alguns erros bobos nas duas etapas anteriores, que influíram no rendimento durante as corridas e permitiram ao Johilton abrir alguma vantagem no campeonato. Mas nada que não possamos superar com determinação e trabalho e estou certo de ter amplas condições de voltar ao alto do pódio nessa corrida”, esclareceu o jovem piloto durante os treinos livres em Interlagos.