Pilotos das cinco regiões brasileiras disputarão domingo o Grande Prêmio RBC de Kart, no Kartódromo Aldeia da Serra (SP), que promete distribuir quase R$ 200 mil em prêmios. Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/Pneus Levorin/TecSider Transportes/Kart Mini/Leste Kart), é um dos onze pilotos classificados para participar na categoria Junior.
Depois de ter conquistado em um único final de semana, dois títulos por certames diferentes, Jean Aguiar volta as pistas em busca do título de campeão pelo Prêmio RBC de Kart, pela categoria Junior. Nos ultimo mês Aguiar disputou no Kartódromo Internacional Granja Viana, a última etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana e também a quarta edição do Campeonato Brasileiro de Shifter Kart.
Depois de uma semana de intenso trabalho, o resultado refletiu na pista, quando ao realizar o treino classificatório no sábado, Jean Aguiar conquistou a terceira colocação do grid da primeira bateria do Campeonato Brasileiro de Shifter Kart, que disputava sua quarta edição e cristalizava o primeiro Campeão Brasileiro da história da categoria Shifter Kart Junior, já que a mesma estreou nesta temporada de 2009 na Copa São Paulo de Kart Granja Viana, certame que leva a marca de pioneirismo, pois além de criar a primeira categoria de karts com marchas para pilotos Junior, também inovou com a primeira categoria reservada aos fast driverzinhos utilizando motores de dois tempos, a Super Cadete, que visa amenizar o degrau entre os motores quatro tempos das classes de inicio no esporte e os potentes dois tempos da categoria Junior Menor.
Apesar de todo o trabalho de acertos no kart durante a semana de treinos, o meu kart propositalmente não estava ajustado para utilizar pneus novos, essa foi uma opção minha, pois já que eu teria de competir também no dia seguinte e utilizaria pneus mais velhos entendi que o melhor seria ajustar o kart para essa condição, esclareceu Aguiar logo após a disputa pela pole-position no sábado.
Largar em terceiro no grid não havia, no entanto, nem de longe, sido motivo de preocupação para Jean. Como competiu regularmente no competitivo certame regional e sempre com bons resultados, Aguiar conseguiu assumir a liderança da prova, que era originalmente de Johilton Filho, sem dificuldades e mantendo-se isoladamente dos demais oponentes venceu a prova à 2s516 de vantagem para Victor Franzoni. Como essa prova também valia como a ultima rodada do Play-Off da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, o título de campeão do regional ficou com Victor Franzoni, pois apesar da vitória de Aguiar a diferença entre ambos foi de apenas três pontos, o que resultou para Jean Aguiar na conquista do vice-campeonato.
Mas o final de semana de velocidade não parou por aí. No dia seguinte os pilotos voltaram à seletiva pista para realizar a segunda e terceira baterias do Campeonato Brasileiro de Shifter Kart. Para relembrar, está era a segunda vez que um Brasileiro de Shifter Kart era relaizado na Granja Viana, que há mais de dez anos inseriu a velocíssima classe no Brasil e foi palco da primeira edição do campeonato nacional dessa categoria.
Na segunda bateria do Brasileiro de Shifter Kart Junior, Jean Aguiar, que largava na pole position em razão da vitória no dia anterior, acabou se distraindo quando a bandeira vermelha foi levantada acidentalmente durante a largada, acreditando que a mesma poderia estar sendo cancelada, o que efetivamente não ocorreu, mas determinou que Aguiar perdesse algumas colocações. Rapidamente, porém, Aguiar recuperou-se e assumiu a liderança da disputa e sem perder mais nenhuma vez a ponta da prova, conseguiu levar a vitória de mais uma prova.
A ultima bateria, no entanto, foi a mais importante do campeonato, pois apenas ela teria o peso de definir quem seria o Campeão Brasileiro De Shifter Kart, não importando o resultado das provas anteriores, já que não há somatória de pontos e sim a definição do certame pelo resultado simples da bateria final. Aguiar, que neste ano venceu quase a metade das provas na Copa São Paulo de Kart Granja Viana e até então estava invicto no Brasileiro de Shifter Kart, iniciou a prova ainda com a liderança da disputa, porém Felipe Fraga que naquele momento estava mais veloz conseguiu a ultrapassagem. Aguiar ainda tentou recuperar, sem sucesso, a liderança e assim terminou a prova na segunda colocação, conquistando o inédito titulo de Vice-Campeão Brasileiro de Shifter Kart, pela classe Junior, enquanto Felipe Fraga foi o campeão, após ter melhorado nitidamente o comportamento de seu kart na prova final.
No balanço geral da categoria eu posso dizer que tivemos altos e baixos. Algumas vezes meu kart não era o mais veloz da pista, assim como muitas vezes ele esteve muito bom e eu pude ganhar uma boa quantidade de provas. Conquistar dois Vice-campeonatos é o reflexo disso tudo, meus adversários foram bons também, tanto na disputa da Copa, quanto no Campeonato Brasileiro e eu posso dizer que foram disputas na qual eu pude aprender muito. Espero levar todos esses ensinamentos para a pista ano que vem e assim terminar a próxima temporada como Campeão, finalizou Jean Aguiar.
Agora Jean vai tentar o título de campeão pela categoria Junior no Grande Prêmio RBC, já que não participará da ultima etapa da Copa São Paulo Light de Kart, campeonato que competiu regularmente durante o ano, guardando forças para a prova que está marcada para este domingo.
Confira os classificados para a prova na categoria Junior no GP RBC:
PJK Carlos Almeida
PJK Edson Martins Coelho Júnior
PJK Gabriel Lopes
PJK Ítalo Leão
PJK Jean Aguiar
PJK João Sérgio Câmara
PJK Joaquim Junqueira
PJK Marco Túlio
PJK Rodolfo Filho
PJK Victor Franzoni
PJK Yukio Duzanowski