Na segunda (e última) etapa européia do Rali Dakar 2007, o piloto Jean Azevedo fez jus às suas credenciais e marcou o 7º melhor tempo do dia entre as motos. Os milhares de portugueses que acompanhavam a prova levantaram e aplaudiram o piloto brasileiro quando ele chegou ao final, em uma área especial montada na região de Portimão, no litoral sul português.
No curto percurso cronometrado de 60 km do dia, o brasileiro da Equipe Petrobras Lubrax cravou 1h05m58s e com isso passa da 29ª para a 16ª posição na classificação geral. O vencedor da etapa mais uma vez foi um piloto local, o português Helder Rodrigues, 3min14s mais rápido que Jean. Os outros brasileiros mantiveram o ritmo: Dimas Mattos fez o 59º tempo e subiu na classificação geral, Sylvio Barros foi o 103º colocado e Carlos Ambrósio ficou no 169º lugar (confira a classificação abaixo).
Como já ocorreu em edições anteriores do Dakar, as etapas européias estão sendo dominadas por competidores locais equipados com motos mais leves, que não figuram nas listas de favoritos. Ontem, o vencedor havia sido o português Ruben Faria. Como o próprio Jean afirmou ontem, esses pilotos estão imprimindo um ritmo muito forte no começo da prova pois sabem que, na África, o domínio deve voltar para as mãos dos medalhões da categoria, como o atual campeão Marc Coma (quarto colocado hoje) e o vice Cyril Despres (apenas o 26º hoje).
Apesar de ser a especial (cronometrada) mais curta do Dakar, o terreno sinuoso e cheio de pedras do percurso cobrou altos tributos aos competidores: muitos estão chegando ao acampamento com diversas avarias e amassados na lataria, como a dupla Klever Kolberg e Eduardo Bampi.
Veja a classificação geral após a 2ª etapa
1º) Helder Rodrigues (Por), 2h25m07s
2º) Ruben Faria (Por), a 47s
3º) Isidre Esteve Pujol (Esp), a 6m29s
4º) David Casteu (Fra), a 7m01s
5º) Fabien Planet (Fra), a 8m44s
16º) Jean Azevedo (Bra), a 16m17s
40º) Dimas Mattos (Bra), a 27m34s
80º) Sylvio Barros (Bra), a 45m11s
161º) Carlos Ambrósio (Bra), a 1h19m54s