esportes@cascavelnews.com.br

A maré de azar que atingiu o brasileiro Jean Azevedo parece ter acabado. Após perder quase 70 posições na classificação geral devido a um problema elétrico que fez sua moto KTM simplesmente parar na sexta etapa, hoje o piloto da Equipe Petrobras voltou a andar no ritmo dos melhores pilotos do mundo e fez o 7º melhor tempo do dia, mostrando que, não fossem os contratempos, ele ainda estaria lutando pelas primeiras posições na tabela – até a fatídica sexta etapa, Jean ocupava a 10ª posição na geral.
“Eu diria que hoje foi um dia normal, sem quebras Quando eu não quebro, ando dessa forma”, comentou o piloto após a chegada. “E eu ainda perdi um pouco de tempo por conta de uma falha no GPS que a organização fornece (que só funciona como bússola e para alertar pontos de desaceleração monitorados por radar). Ele ficou sem funcionar por cerca de uma hora, tive que esperar um piloto que eu já havia ultrapassado para segui-lo”.
Disputada entre as cidades de Atar e Tichit, na Mauritânia, a 8ª etapa do Dakar 2007 possui o maior trecho especial (cronometrado) da prova, com 589 quilômetros. Jean percorreu toda essa distância em 8h25m09s, e o sétimo lugar no dia deve lhe dar um ganho considerável de posições na soma dos tempos – até o fechamento desse texto, ele estava em 47º.
Vencedor da etapa, o espanhol Marc Coma marcou 7h46m13s e aumenta para quase 1 hora sua vantagem como líder da classificação geral. O favoritismo do espanhol é tão grande que até Jean acredita em sua vitória. “Se ele não quebrar, já está ganho”. O francês Cyril Despres fez o segundo melhor tempo hoje e pula para a vice-liderança da tabela. O espanho Isisdre Esteve Pujo, que até ontem ocupava a vice-liderança, fez apenas o 38º tempo do dia e caiu para a oitava posição na geral.
No pelotão de trás, as desistências continuam. Hoje foi a vez do português Ruben Faria abandonar. Vencedor da primeira etapa do Dakar 2007, em sua terra natal, Faria teve o motor de sua moto quebrado e não conseguiu continuar na prova.
O brasileiro Dimas Mattos cruzou o final da especial com o 51º tempo, mantendo-se na 42ª posição da tabela. Carlos Ambrósio fez a 55ª marca, e está em 57º na geral.

Confira a classificação geral da categoria Motos após a 8ª etapa
1º) Marc Coma (Esp), 30h24m47s
2º) Cyril Despres (Fra), a 54m58s
3º) David Casteu (Fra), a 1h03m15s
4º) Chris Blais (EUA), a 1h31m26s
5º) Pal Anders Ullevalseter (Nor), a 2h00m06s
42º) Dimas Mattos (Bra), a 9h24m50s
47º) Jean Azevedo (Bra), a 10h24m36s
57º) Carlos Ambrosio (Bra), a 11h38m05s