O brasileiro Jean Azevedo completou uma das mais turbulentas etapas de todo o Dakar, com tempo de 3h18m19s. O piloto da Equipe Petrobras Lubrax foi o décimo mais rápido no trajeto de 260 km entre Kayes (Mali) e Tambacounda (Senegal). Pela quinta vez consecutiva, ele permanece no mesmo ritmo dos dez primeiros colocados, e sua colocação na classificação geral – até ontem, ocupava a 34ª colocação, deve mudar para melhor. O outro brasileiro na categoria, CarlosAmbrosio, fez o 83º tempo do dia.
O começo da etapa tinha uma navegação muito complicada, praticamente todos os ponteiros, como o próprio Coma, acabarm se perdendo. Eu mesmo me perdi um pouco também, mas em poucos minutos achei a rota certa, conta o brasileiro. Quase todo o trajeto foi feito em estradinhas de terra, com uma quantidade enorme de poeria, tinha que tirar a mão, mal dava pra ver a trilha de tanta poeira, era perigoso andar rápido.
Após o inimaginável acidente do até então líder (e atual campeão) Marc Coma, competidores, organizadores e jornalistas ainda demoram para voltar à realidade e entender a nova situação da prova. O novo líder do Dakar é o francês Cyril Despres, que hoje marcou o melhor tempo do dia, com 3h00m56s. Ele foi seguido pelo sul-africano Tom Classen, com o americano Chris Blais fazendo o terceiro melhor tempo.
Na classificação geral, não obstante assistir ao abandono do antigo líder, Cyril Despres (campeão do Dakar em 2005) ainda pôde abrir mais de 35 minutos de vantagem para o agora vice-líder David Casteu, que fez apenas o 11º tempo do dia. Ontem, a diferença entre eles era de apenas 17 minutos. Faltando apenas duas etapas para o término da mais difícil e perigosa prova off road do mundo, as atenções se voltam para o duelo final entre os dois motociclistas franceses. O que fazer? Arriscar tudo e acelerar até o fim, ou manter a prudência e não repetir o erro de Coma?
Confira a classificação geral da categoria Mtos após a 13ª etapa
1º) Cyril Despres (Fra), 48h41m00s
2º) David Casteu (Fra), a 35m28s
3º) Chris Blais (EUA), 54m52s
4º) Pal Anders Ullevalseter (Nor), a 1h30m37s
5º) Helder Rodrigues (Por), a 2h21m00s
33º) Jean Azevedo (Bra), a 9h53m42s
52º) Carlos Ambrosio (Bra), a 15h50m44s