esportes@cascavelnews.com.br

Quando Jean Azevedo passou na liderança pelo primeiro posto de controle hoje cedo teve burburinho na sala de imprensa. Dia após dia, o brasileiro vem provando para todos porque está entre os melhores motociclistas do mundo, e hoje terminou em quinto lugar. Por quase 200 quilômetros, Jean andou mais rápido até do que o próprio Marc Coma, espanhol que tem ganho tudo no mundo off road de duas rodas nos últimos meses e ruma para uma vitória fácil nesse Dakar. “Eu até sabia que estava indo bem no começo, mas não imaginava que era o mais rápido”, comenta Jean, com sua conhecida timidez.
Nessa nona etapa, entre as cidades de Tichit e Néma, na Mauritânia, Jean marcou o quinto melhor tempo do dia, gastando 6h18m25s para percorrer os 494 km cronometrados do trajeto. Repetindo a exibição de ontem, quando fez o sétimo melhor tempo, o piloto da Equipe Petrobras Lubrax mostra mais uma vez que, não fosse o problema elétrico que prejudicou completamente sua corrida na 6ª etapa, ainda estaria lutando pelos primeiros lugares da tabela, e tranquilamente chegaria à capital senegalesa entre os top ten.
A 9ª etapa do Dakar ficará marcada por uma das mais equilibradas disputas de 2007. Em primeiro lugar, uma surpresa: o piloto Janis Vinters, da Letônia, cravou o tempo de 6h08m51 e deixou para trás todos os que lutam pela ponta da tabela. Até ontem, Vinters ocupava a 17ª colocação, bem longe do atual líder da tabela, o Coma, que hoje fez o 3º tempo, num também incrível empate com o norueguês Pal Anders Ullevalseter: ambos marcaram exatamente o mesmo tempo, apenas 22 segundos mais lentos que o segundo colocado do dia, o francês Cyril Despres.
Vale lembrar que o dia de hoje foi a segunda parte da etapa maratona, ou seja: de ontem para hoje, os pilotos não puderam contar com nenhum apoio mecânico. Quem teve problemas, precisou consertar a própria moto na raça, durante a noite. Segundo a organização, 153 motos continuavam na disputa até a largada de Tichit.
Atual campeão do Dakar, o espanhol Marc Coma mantêm uma vantagem de quase 55 minutos para Cyril Despres na classificação geral. Em terceiro, vem outro francês, David Casteu. Até ontem, Jean Azevedo ocupava a 48ª colocação, após recuperar 25 posições em apenas um dia. Hoje, até o fechamento desse texto, tinha dado outro salto, para a 38ª colocação. O brasileiro Dimas Mattos fez o 41º melhor tempo, enquanto Carlos Ambrosio ficou em 48º. Confira a tabela de tempos somados:

Confira a classificação geral da categoria Motos após a 9ª etapa
1º) Marc Coma (Esp), 36h41m31s
2º) Cyril Despres (Fra), a 54m36s
3º) David Casteu (Fra), a 1h11m15s
4º) Chris Blais (EUA), a 1h34m20s
5º) Pal Anders Ullevalseter (Nor), a 2h00m06s
38º) Jean Azevedo (Bra), a 10h26m17s
40º) Dimas Mattos (Bra), a 10h59m08s
52º) Carlos Ambrosio (Bra), a 13h22m46s