esportes@cascavelnews.com.br

Na etapa looping do Rali Dakar, que começou e terminou na pacata cidade de Néma, na Mauritânia, o piloto Jean Azevedo voltou a andar entre os dez mais rápidos do mundo, pela terceira etapa seguida. O brasileiro fez o nono melhor tempo do dia, 4h21m41s, resultado lhe assegurar a 37ª posição na tabela. “Foi uma prova bem sossegada, com um mesmo tipo de terreno o tempo todo, uma estradinha estreita”, comenta o motociclista. “E como a moto não apresentou nenhum problema, pude fazer uma boa etapa de novo”.
Desde que teve sérios problemas mecânicos no Marrocos, o piloto da equipe Petrobras Lubrax não parou de andar forte e ganhar posições. Ontem estava em 39º. Já havia ganhado 40 posições desde o fatídico dia em que ficou oito horas parado no deserto e caiu para a 79ª posição. Jean já subiu 43 posições desde então.
Sétimo colocado na classificação geral até ontem, o português Helder Rodrigues venceu sua segunda etapa no Dakar 2007, cravando o tempo de 4h12m55, e foi cumprimentado até pelo líder Marc Coma. Com o resultado, Rodrigues ganha uma posição na tabela. “Estou muito feliz, ainda mais que nunca um português havia ganho duas especiais entre as motos em um único Dakar”, disse Rodrigues.
O líder continua sendo o espanhol Coma, que lidera o Dakar desde a já distante terceira etapa, e que hoje fez o 2º melhor tempo, seguido pelo francês Cyril Despres, apenas 7 segundos atrás. Na soma dos tempos, Coma mantêm 54 minutos de vantagem para Despres. Atual campeão da prova, o catalão tem tudo para garantir seu segundo título consecutivo. Basta não arriscar e tomar cuidado para não quebrar ou bater – o que, em se tratando do Dakar, é algo não tão fácil de se fazer.
O brasileiro Dimas Mattos fez o 44º tempo do dia, enquanto Carlos Ambrósio completou a etapa em 65º. Os dois brasileiros vêm fazendo uma prova tranquila, mostrando muita regularidade. Até agora não tiveram nenhum problema mecânico sério e, se continuarem nesse ritmo, vão atingir seu objetivo, que é chegar à capital senegalesa logo no primeiro Dakar que disputam.

Confira a classificação geral da categoria Motos após a 10ª etapa
1º) Marc Coma (Esp), 40h55m10s
2º) Cyril Despres (Fra), a 54m43s
3º) David Casteu (Fra), a 1h15m12s
4º) Chris Blais (EUA), a 1h40m37s
5º) Pal Anders Ullevalseter (Nor), a 2h12m20s
37º) Jean Azevedo (Bra), a 10h34m19s
43º) Dimas Mattos (Bra), a 12h13m11s
56º) Carlos Ambrosio (Bra), a 14h56m02s