esportes@cascavelnews.com.br

Em 2005, Jean carimbou seu nome na história do off-road nacional ao tornar-se o primeiro brasileiro a ganhar uma etapa do Rali Dakar. Hoje, na chegada à capital senegalesa, o brasileiro surpreendeu mais uma vez, conquistando uma nova vitória, na etapa que começou em Tambacounda, também no Senegal, e terminou na capital Dakar. O brasileiro deixou para trás todos os grandes nomes do motociclismo mundial, e coroou a sequência de bons resultados dos últimos dias. Hoje foi a sexta etapa seguida em que Jean terminou entre os 10 mais rápidos do mundo. A vitória de uma etapa no Dakar equivale, em dificuldade (no mundo off-road), a vencer um GP no campeonato de Fórmula 1.
Nessa 14ª e penúltima etapa do Rali Dakar 2007, o piloto da Equipe Petrobras Lubrax cravou o tempo de 2h37m46s, cerca de dois minutos à frente do segundo colocado, o polonês Jacek Czachor. Em terceiro, veio o piloto Janis Vonters, da Letônia, seguido pelo americano Chris Blais em quarto, e o atual líder da classificação (e virtual campeão) Cyril Despres em quinto.
Com o resultado, o piloto continua sendo o único brasileiro a vencer uma etapa da categoria Motos, e faz jus ao reconhecimento que a própria organização lhe proporciona, mesmo não sendo membro de uma das famosas equipes oficias de fábrica que sempre dominam as areias do Dakar. Nos últimos anos, Jean vinha sendo sempre considerado um dos dez pilotos de moto mais destacados do rali – em 2005, último ano em que completou a prova, ele conquistou o sétimo lugar entre 230 competidores. Em 2003, foi quinto colocado na geral – sua melhor classificação até agora.
O brasileiro esteve entre os 10 pilotos mais rápidos do Dakar 2007 durante boa parte das etapas, porém sua classificação na tabela ficou bastante prejudicada devido a um grave problema mecânico na 6ª etapa, quando sua moto KTM ficou parada no meio do deserto por quase seis horas, jogando-o para o distante 79º lugar. Até então, Jean ocupava a décima posição na soma de tempos. “Não fosse isso, provavelmente eu terminaria entre os 10 melhores, talvez até mais”, dizia o piloto, que até ontem ocupava o 33º posto da tabela. A classificação final do brasileiro deve ser 27º, mas pode sofrer alterações pois muitos pilotos que estavam à sua frente na tabela ainda não tiveram seus tempos do dia publicados pela organização.
Na soma geral, o francês Cyril Despres já deve ir gelando o champagne para estourá-lo amanhã. A diferença de 36 minutos que Despres consegue manter para David Castou só pode ser eliminada caso o atual líder abandone a prova amanhã, na última etapa – porém, como a 15ª etapa do Dakar possui um percurso cronometrado de apenas 16 km, a chance de isso ocorrer é quase nula.
O brasileiro Carlos Ambrosio terminou a penúltima etapa com o 61º tempo do dia, e deve completar sua primeira participação no Dakar conseguindo um excepcional 51º lugar na classificação geral.

Confira a classificação da 14ª etapa da categoria Motos
1º) Jean Azevedo (Bra), 2h37m46s
2º) Jacek Czachor (Pol), a 2m05s
3º) Janis Vinter (Let), a 5m05s
4º) Chris Blais (EUA), a 5m12s
5º) Cyril Despres (Fra), a 7m03s

Veja a classificação geral da categoria Motos após a 14ª etapa
1º) Cyril Despres (Fra), 51h25m49s
2º) David Casteu (Fra), a 36m09s
3º) Chris Blais (EUA), a 53m01s
4º) Pal Anders Ullevalseter (Nor), a 1h40m12s
5º) Helder Rodrigues (Por), a 2h32m38s
27º) Jean Azevedo (Bra), a 0h46m39s (sujeito a alterações)
51º) Carlos Ambrosio (Bra), a 16h25m35s