esportes@cascavelnews.com.br

Atual vice-campeão da Mirim, o goiano João Pedro Custódio (Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação/Governo de Goiás – AGEL/Diário da Manhã/ DMTV/Centro-Oeste Comunicação/Kart Mini/Sport Wear by ULV) terá duas estreias pela frente a partir de amanhã. Em Palmas, capital do Tocantins, Custódio competirá pela primeira vez em uma Copa Brasil pelas categorias Cadete e Super Cadete.
Ciente de que tem muito a trabalhar e aprender para obter os melhores resultados nas próximas temporadas, Custódio tem como principal objetivo buscar uma integração cada vez maior com seu leal companheiro de disputas e de equipe, o mineiro João Pedro Guim. “Começamos a correr este ano na Cadete, uma categoria difícil e com grids enormes”, disse o próprio piloto. “E estamos treinando muito para estarmos prontos em 2011. Queremos trazer boas recordações desta Copa Brasil e precisaremos de muita sorte e, principalmente, da proteção do Nosso Senhor”, diz João Pedro Custódio.
Miguel de Oliveira e sua equipe estarão com Custódio pela terceira vez em uma Copa Brasil e o preparador considera estar quase pronto para colher uma grande participação neste evento de caráter nacional. “Meus pilotos estão em um ótimo momento e poderemos ter grandes alegrias em Palmas. Acredito em boas participações dos dois também na Super Cadete, categoria de base onde ambos iniciaram no meio do ano”, aposta Miguel de Oliveira. “E quero poder contar com a proteção de Deus nesta corrida. Que ele proteja também a todos que participarem da Copa Brasil”, completou o preparador, que logo após a conquista do Open de Palmas realizou bons treinos com seus pilotos no Kartódromo do Guará (DF).
Nesta Copa Brasil a equipe comandada pelo preparador Miguel de Oliveira terá o apoio de Ivonício, “Sadam” e “Furão”, que atuam como mecânicos, figuras sempre muito importantes nas grandes conquistas das equipes.
João Pedro Custódio competirá com chassis da Kart Mini, nos quais a equipe tem apostado há muitos anos. Para “empurrar” na Super Cadete, o goiano se valerá dos motores preparados pela RBC, que igualmente fornece os motores da Cadete, nesta categoria, no entanto, em regime de sorteio. “São empresas sérias, cujo equipamento que fornecem nos deixa sempre em condições de fazer belas apresentações”, sublinha Miguel de Oliveira. A carburação da Super Cadete será igualmente fornecida pela RBC e também pelo preparador Geraldo Teodoro.
Esta será a 11ª participação de João Pedro Custódio (Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação/Governo de Goiás – AGEL/Diário da Manhã/DMTV/Centro-Oeste Comunicação/Kart Mini/Sport Wear by ULV) em um evento de caráter nacional ou internacional. Custódio já disputou quatro Campeonatos Brasileiros, três Copa Brasil, um GP Brasil, um Troféu Codasur e um Sul-Americano. E mais uma vez ressalta a importância de ver seu companheiro de equipe, João Pedro Guim, bem sucedido nesta Copa Brasil. “Quero muito fazer um trabalho que possibilite não só a mim, mas também ao Guim, ótimos resultados. Sei das minhas obrigações e ficarei muito feliz se dividirmos o pódio nas duas categorias de que participaremos”, afirma o jovem piloto. “Será muito difícil, mas seria ótimo se pudéssemos fazer duas dobradinhas invertidas, cada um vencendo uma e chegando em segundo em outra categoria”, emenda.
Participar de uma Copa Brasil em Palmas é muito importante para João Pedro Custódio também no sentido afetivo, pois em todos os anos que tem competido no kartismo fez grandes amigos residentes na capital tocantinense, como os irmãos João e Marcos Vieira, Marco Túlio e Felipe Fraga.
A Copa Brasil é uma competição de “tiro curto”, já que os campeões são conhecidos após a disputa de duas baterias. A primeira delas será na sexta-feira após a realização de treinos e tomada de tempos na quarta e quinta. A segunda prova será disputada no sábado e a soma dos pontos atribuídos em cada uma delas determinará o campeão de cada categoria.