Vice-campeão da Mirim em 2009, o goiano João Pedro Custódio (Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação/Governo de Goiás – AGEL/Diário da Manhã/DMTV/Centro-Oeste Comunicação/Kart Mini/Sport Wear by ULV) disputou na última seman a 12ª edição da Copa Brasil, o segundo evento mais importante do kartismo brasileiro.
Prejudicado assim como os demais competidores por um calor imenso, Custódio participou da competição em duas categorias, Cadete e Super Cadete, disposto a repetir o bom desempenho que obtivera semanas antes, quando competira na Copa Centro-Oeste, realizada no mesmo kartódromo, o Rubens Barrichello, na capital tocantinense. O calor foi desgastante, passou fácil dos 40°, e foi difícil para todos. Mas o João Pedro agüentou bem, relembra Geovane Gonçalves, pai de João Pedro.
Diante dos bons resultados na Copa Centro-Oeste vitória na Super Cadete e segundo lugar na Cadete a expectativa de João Pedro e de sua equipe, comandada pelo preparador Miguel de Oliveira, era de conquistar pódio em ambas. Infelizmente não foi possível obter o melhor acerto na Super Cadete e ao fim das duas baterias, após conquistar um 7º e um 8º, Custódio terminou a Copa Brasil na 7ª posição.
Já na Cadete o objetivo foi alcançado, mas ainda assim não foi nada fácil a conquista. Nos treinos a equipe optou pela troca do motor, que apresentava rendimento abaixo do esperado. Terceiro colocado na tomada de tempos, Custódio perdeu duas posições em razão da troca e largou em quinto. Em duas corridas bastante disputadas, João Pedro obteve um 4º e um 7º, resultados que lhe permitiram subir no pódio na 5ª posição. Foi bastante difícil esse pódio. As provas foram muito disputadas e a pressão era grande, relata Geovane. Foi uma pena não ter sido possível um pódio na Super Cadete. Faltou pouco, nosso motor era realmente inferior aos dos principais concorrentes. Não fosse isso, certamente o João Pedro estaria no pódio, emenda.
Piloto brasileiro que mais participou de competições em 2009 e 2010, João Pedro agora terá um descanso em sua agenda de competições para se concentrar nos estudos, apesar de estar praticamente passado de ano. Vamos continuar nossos testes para desenvolver o João Pedro na Super Cadete em busca dos títulos em 2011, informa Geovane Gonçalves.
Este ano o piloto Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação/ Governo de Goiás – AGEL/Diário da Manhã/DMTV/Centro-Oeste Comunicação/Kart Mini/Sport Wear by ULV deverá disputar as duas provas finais da Copa São Paulo Light e também a última etapa na Granja Viana e a preliminar das 500 Milhas. Existe ainda a opção de disputar a final da Copa Centro-Oeste, onde João Pedro lidera na Super Cadete. Em 2011 o João Pedro Custódio será o único piloto da equipe MO Racing, comandada pelo Miguel de Oliveira, em competições regionais, nacionais e internacionais, revela Geovane. Decidimos que continuaremos o trabalho solo realizado com sucesso desde que iniciamos o João Pedro em 2005, finaliza.