O forte calor foi um dos principais adversários dos pilotos na segunda edição do Super Kart Brasil e abertura do Campeonato Paulista, realizadas no último final de semana no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos. Mais de 150 pilotos fizeram do evento um retorno aos bons tempos de Interlagos, uma vez que há mais de cinco anos o kartódromo paulista não tinha grids tão numerosos.
João Pedro Custódio (Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação/Governo de Goiás – AGEL/Diário da Manhã/DMTV/Centro-Oeste Comunicação/Ford-Navesa/Kart Mini/Sport Wear by ULV), que teve intensa preparação nos 15 dias anteriores, competiu em duas categorias, a Cadete, que fazia parte da abertura do Campeonato Paulista, e a Super Cadete, válida pela segunda edição do Super Kart Brasil.
O jovem piloto goiano destacou-se nos treinos e garantiu a primeira pole da temporada, largando assim na primeira posição na Cadete, que reunia 28 pilotos. Já na Super Cadete, após ter feito igualmente bons treinos, o resultado da tomada de tempos não foi satisfatório e João Pedro ficou fora da briga pela pole position. Sabíamos que teríamos que enfrentar, além dos grandes adversários na pista, o grande desgaste dos treinos anteriores, e também o forte calor, lembra Geovane Gonçalves. O João Pedro foi bem na Cadete, mas na tomada da Super Cadete nada deu certo, emenda.
Na primeira bateria da Cadete João Pedro e seu chassi Kart Mini, preparado por Miguel de Oliveira, chegaram em 2º, após intensa disputa com Gregory Diegues e Juan Crespi. Na Super Cadete o piloto não teve o rendimento esperado, e largando atrás, não conseguiu evolução na corrida.
A segunda corrida da Cadete foi exatamente após o encerramento da primeira da Super Cadete e após largar na primeira fila, João Pedro perdeu várias posições. Ele se recuperou e depois de diversas disputas, finalizou em 9º e terminando em 6º na soma dos pontos. Uma melhora de rendimento e um pouco de descanso fez João Pedro terminar a segunda prova da Super Cadete em 10º.
No domingo, competindo apenas pela Super Cadete, o piloto Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação/ Governo de Goiás – AGEL/Diário da Manhã/DMTV/ Centro-Oeste Comunicação/ Ford-Navesa/ Kart Mini/ Sport Wear by ULV teve um kart com um motor rendendo mais, mas não o suficiente para repetir as boas atuações que teve na Cadete no dia anterior. Cansado por tantas atividades seguidas e pelo forte calor, João Pedro viveu um domingo de ganhar experiência e preparação para a atual temporada na categoria.
A pole na Cadete valeu por tudo, avalia Geovane Gonçalves. Os pilotos que competiram na Cadete e Super Cadete, como meu filho e outros pilotos, disputaram duas tomadas de tempo e quatro corridas em um só dia, e tudo isto sob intenso calor. Nós pais imaginávamos que os intervalos entre as provas seriam mais justos e seguros para a saúde de nossos filhos. E isso não aconteceu entre a primeira bateria da Super Cadete e a segunda da Cadete, reclama o pai de João Pedro Custódio.
Após a primeira bateria da Super Cadete vários pilotos tiveram que sair correndo da balança para poderem chegar até o grid de largada da segunda prova da Cadete. A corrida estava marcada para 14 horas, mas ela teve sua largada às 13h10, um absurdo, poderiam ter esperado para dar um descanso aos meninos, aponta Geovane. Os organizadores do Paulista e do SKB deveriam trabalhar em conjunto, de forma que pensassem em um todo e, principalmente, evitando situações de risco, finaliza.
O próximo compromisso de João Pedro Custódio será a etapa de abertura da Copa São Paulo Granja Viana, no dia 19 de fevereiro.