esportes@cascavelnews.com.br

Depois de uma participação brilhante do tocantinense João Vieira na 8ª edição da Copa Brasil de Kart, onde venceu as duas baterias, ele foi desclassificado e perdeu o título na categoria Mirim.
A oitava edição da Copa Brasil de Kart vai ficar marcada pela polêmica. Na pista o piloto tocantinense João Vieira venceu de forma brilhante as duas baterias e tinha garantido o título na categoria Mirim de forma indiscutível.
Só que antes mesmo de comemorar veio a frustração. Um adversário, entrou com recurso alegando que o tocantinense tinha usado de forma irregular uma tira de plástico que segura a presilha que prende o bico do kart. A pequena peça de plástico (que custa aproximadamente 30 centavos) não atrapalha em nada o desempenho do kart, mesmo assim os comissários técnicos acharam melhor punir o piloto e o título ficou para Pedro Piquet, filho do tricampeão de Fórmula 1, Nelson Piquet. “Eu e todo mundo sabemos que o campeão na pista fui eu. O troféu pode até ficar com o Piquet, mas na pista eu venci”, disse João Vieira.
Para Antônio Vieira, pai do piloto e presidente da Federação Tocantinense de Automobilismo, a punição vai gerar polêmica. “Nós aceitamos a punição porque colocamos a peça de plástico diferente das outras equipes. Preferimos aceitar porque se o João não fosse punido, daria a impressão que os comissários estariam defendendo um presidente de federação. Já com a punição do João tem gente que acha que foi feito para ajudar o filho do Piquet. Se os comissários entendem que andamos fora do regulamento, temos que acatar a decisão e ponto final. Aprendemos a lição e vamos tomar cuidado para não sofrermos punições nos próximos campeonatos”, explicou Antônio Vieira. Com a desclassificação, João terminou o campeonato na na sexta posição.
Para 2007, João Vieira vai mudar de categoria. Ele vai acelerar na Cadete e tentar continuar mostrando o talento nos principais campeonatos nacionais.
Este ano o Tocantins levou a maior delegação. Ao todo foram seis pilotos. Os outros tocantinenses também não terminaram bem a Copa Brasil. Na categoria Graduados B, Otávio Freitas, que retornou ao automobilismo depois de um bom tempo longe das pistas, terminou em sétimo. Felipe Fraga foi o sexto na Júnior Menor. Além deles competiram na categoria Cadete, Marcos Vieira e Marco Túlio. Na Fórmula 4, Marco Aurélio representou o Estado.