A festa do início da fase final dos 52º Jogos Abertos do Paraná (Jap’s), às 20h30 de hoje, em Francisco Beltrão, está preparada sem prejuízo se tempo estiver bom ou chuvoso. É que estão montados dois palcos no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior. Se a previsão for confirmada, sem chuva, a cerimônia será no Kartódromo Municipal. Do contrário, será no Centro de Eventos, distante 50 metros. Os confrontos começam neste sábado e vão até o dia 1º de novembro.
Sobre as solenidades de abertura, além das tradicionais atividades como o desfile das delegações, hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional, entrada da tocha e acendimento da pira, juramento do atleta e os discursos, outras duas atrações serão artísticas: a presença das bandas da 15ª Brigada de Infantaria Motorizada de Cascavel, que tocará o Hino Nacional e mais três músicas, e a Flor na Pele, que fará o show de encerramento.
Participam da final da competição 80 municípios com 380 equipes representadas por 4.371 pessoas entre atletas e dirigentes. Ao todo serão disputadas 16 modalidades: atletismo, basquete, bocha, bolão, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. As exceções do futebol, só pelo sexo masculino, e a ginástica rítmica, pelo feminino, as demais modalidades têm participantes dos dois sexos, nascidos até 1991 menos na ginástica até 1995.
Nas modalidades coletivas, com exceção do vôlei de praia, os confrontos são em duas divisões, A e B. As equipes da Divisão A foram pré-classificadas pelo desempenho técnico em 2008. Já as da Divisão B de basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei participaram de uma fase regional brigando pela classificação à final, assim como as de vôlei de praia e xadrez. A fase regional foi realizada em oito sedes: Assis Chateaubriand, Boa Esperança, Coronel Vivida, Irati, Mandaguari, Manoel Ribas, São José dos Pinhais e Siqueira Campos.
Além das equipes da Divisão A das modalidades coletivas, também entram direto na fase final, sem passar pela regional, as equipes de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis e tênis de mesa. Pelo nível dos jogos que assistimos em diversas sedes da fase regional, teremos uma grande competição na fase final, quando, teoricamente, entram as equipes mais fortes, as da Divisão A, espera o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha.
Quanto às delegações municipais, a maior delas é a de Maringá, com 347 integrantes oficiais, entre atletas e dirigentes. Maringá só não participa do campeonato de bocha pelo sexo feminino, ainda assim porque não houve a disputa pela Divisão B na fase regional. Segundo o diretor de Esporte da Paraná Esporte, Ney Mecking, as outras duas maiores delegações serão as de Ponta Grossa, com 304 pessoas, sem inscrições apenas na bocha (feminino e masculino) e no bolão (feminino), e a de Cascavel, com 276 pessoas participando com 26 das 30 equipes possíveis.