Um levantamento extra-oficial da Paraná Esporte apontou que aproximadamente 400 mil alunos/atletas poderão disputar os 55o Jocop´s Jogos Colegiais do Paraná em 2008. A competição é promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, com os Núcleos Regionais de Educação e apoio das Prefeituras dos municípios sedes.
Segundo o diretor de Esportes da autarquia que comanda os jogos oficiais do Estado, Detlev Uwe Surkamp, para chegar esse número foi somada a participação de atletas em todas as fases, até mesmo a Municipal que não é gerenciada pela PRES.
Para Detlev, os números dos Jocop´s são bastante expressivos. Somente nas fases regional, macro e final participam aproximadamente 100 mil atletas. Este ano para definir os classificados a fase final foram realizadas 32 fases regionais e ainda serão oito mais macros, envolvendo quatro Núcleos Regionais de Educação em cada.
Os Jocop´s são disputados nas modalidades de basquetebol, futebol, futsal, handebol e voleibol nas coletivas e atletismo, tênis de mesa e xadrez nas individuais. Em 2008, o regulamento trouxe a inclusão do vôlei de praia à fase final, se juntando a natação e ao judô. Essa foi à mudança mais significativa no regulamento, segundo o dirigente.
Cada escola poderá inscrever uma equipe. Será um teste e dependendo do número participação podemos incluir nas regionais de 2009, explicou Detlev.
Para o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, os números dos Jogos Colegiais justificam a retomada desta competição pelo Governo do Estado. Os Jocop´s podem ser considerados com uma das maiores competições do país e tem um papel fundamental na sociedade, que não apenas competir, mas sim promover a inclusão, disse.
Para o desenvolvimento dos Jogos Colegiais, que reúne além das escolas do Ensino Médio da rede pública e privada, escolas de educação especial, a Paraná Esporte disponibiliza um corpo técnico de 48 pessoas trabalhando nas coordenações. Dos Núcleos Regionais de Educação são mais 120 profissionais que tem a responsabilidade de conduzir a competição da melhor forma. Mas, o fator mais impressionante dos Jocop´s está ligado a alimentação.
Em 2008, o Governo do Estado vai gastar aproximadamente R$ 7 milhões em comida que é gratuita a atletas, árbitros, comissão organizadora e colaboradores. Nesse montante também estão inclusos os gastos com os Jogos da Juventude, Jogos Abertos do Paraná, que são disputados em duas fases cada e Jogos Universitários.
Em 2008, a coordenação geral dos Jogos Colegiais e Universitários está sob a direção da professora Luzia Forro. Os Jap´s e Jojup´s tem na frente o professor Dirceu Ramiro de Assis.