O início da temporada 2011 da Fórmula Future, realizada no último fim de semana em São Paulo, foi espetacular para o paranaense Jonathan Louis (ULV/Birel/VSA/Nicrom/Vinícola Santa Augusta/Adsive/Tcd/Plascon/Cia Athletica/Bisa/Raceland). Além de fazer a pole, Louis venceu a primeira bateria, repetindo a façanha da última etapa do ano passado quando foi o vencedor da última corrida no Rio de Janeiro.
A temporada de 2011 da Fórmula Future promete para o curitibano Jonathan Louis. No início dos treinos livres muitos problemas, mas depois os resultados começaram a aparecer. Eu consegui fazer apenas alguns treinos na quarta-feira e meu carro já apresentava pequenos problemas. Apesar dos contratempos, até então isso não me preocupava. Porém para os treinos oficiais da sexta o carro já não rendia como o esperado e os pequenos problemas de quarta já eram grandes desafios para a equipe. E a coisa foi ficando cada vez maior, tanto que no início da segunda sessão de sexta o carro definitivamente apagou e fui obrigado a abandonar. Tentamos resolver e sair para o terceiro e último treino, mas o carro não saiu dos boxes, relatou o piloto. No dia seguinte as coisas seriam bem diferentes para Jonathan Louis. No sábado restavam mais dois treinos antes da tomada de tempo. A equipe virou a noite tentando solucionar o problema e foi preciso trocar toda a parte elétrica do carro. Apesar de todo o esforço não consegui fazer o treino de sábado. A solução foi trocar o carro e no último treino livre, os problemas persistiam em apareceram. Desta vez foi os bicos injetores. Com tanta dificuldade e sem treinar fui para a tomada de tempo no escuro. Aí as coisas começaram a melhorar para o meu lado. A equipe conseguiu arrumar o carro e o acerto estava perfeito, tanto que consegui virar muito rápido, cravando a pole, explicou o piloto, que após saber que era o mais rápido, não se conteve de alegria. Estava muito desanimado por todos os problemas da semana e por não os ter resolvido. Tenho a certeza que ninguém estava acreditando em mim. Foi quando fiz a volta mais rápida, o que foi uma surpresa para todos que estavam presentes no autódromo. Minha equipe fez um ótimo trabalho, vibrou o pole.
Ainda comemorando a conquista da pole, Jonathan foi informado que teria que largar no lado sujo da pista. Eu não entendi. Por algum motivo foi definido antes da corrida que o pole largaria na segunda posição. Fui prejudicado por largar na sujeira, contou. Com isso o carro do paranaense perdeu tração e acabou perdendo a primeira posição. Depois da segunda volta, Jonathan começou a andar mais rápido que o então primeiro colocado, chegando a ultrapassá-lo. Mas não foi fácil conseguir uma boa distância. Só depois de muita disputa ele conseguiu abrir uma boa vantagem, administrar e vencer a primeira corrida do ano, e a segunda consecutiva na Fórmula Future. Foi demais, era um sonho meu de criança correr em Interlagos e ainda mais, ter o privilégio de vencer. Foi um dia inesquecível na minha carreira. Terminei o ano de 2010 vencendo e comecei 2011 com o pé direito. Isso só me dá mais força e vontade de lutar com mais garra por esse título, vibrou muito o piloto.
Com a vitória na primeira etapa, Louis largou da oitava posição como manda o regulamento, que prevê o grid invertido. No início, o ritmo de Jonathan Louis era ótimo, tanto que nas primeiras voltas ele já aparecia em quinto. Toda a alegria da primeira bateria virou frustração na segunda corrida. O meu carro foi perdendo rendimento aos poucos. Mesmo assim consegui ocupar a terceira posição na décima primeira volta, até que na volta seguinte meu carro parou de funcionar, o que me obrigou a abandonar a corrida. Infelizmente uma bobina queimada tirou a chance de conseguir uma boa classificação e até de lutar por mais uma vitória, lamentou Louis.
Após as duas etapas John Louis soma 20 pontos e ocupa a terceira posição na classificação geral. O balanço da abertura do campeonato foi muito positivo, cheguei bem, tive muitos problemas. Surpreendentemente consegui a pole e a vitória mais importante do fim de semana, justamente a que vale mais pontos. Era muito rápido na segunda corrida e tinha a convicção de que se tudo encaminhasse daquele jeito, conquistaria mais um pódio e sairia de Interlagos líder da competição. Infelizmente aconteceu um problema mecânico, mesmo assim estou muito feliz com o fim de semana, disse.
Para a próxima etapa, que será no dia 12 de junho em Brasília, no Distrito Federal. A expectativa é ótima. É uma pista que eu já conheço e ainda vou me dedicar mais a ela. Conquistei a vitória na primeira bateria e chego em Brasília na terceira posição do campeonato. Vou me esforçar muito para conquistar mais uma pole e, se Deus quiser, vencer. Essa é a minha meta, finalizou o piloto.
Confira a classificação do campeonato após a primeira etapa
1º) Guilherme Silva, com 24 pontos
2º) Luir Miranda, 24
3º) John Louis, com 20 pontos