esportes@cascavelnews.com.br

Foi apenas na última corrida do Sul-Brasileiro de Kart que o piloto de Curitiba Jonathan Louis (Pincelli/Raceland/apoio da Birel/Transportadora Falcão/Bisa/Nicrom/Golden Fix/Plascon – Plásticos Concórdia/Flexosteel/Levyplast/Cargolift, TCD – Transportes Campos Dourados) pode comemorar com muita festa o título de bicampeão. O paranaense sagrou-se campeão em Florianópolis, competindo na categoria Graduados B, faturando o 19º título da carreira.
Foi um final de semana de glória para o piloto curitibano Jonathan Louis. Disputando a última etapa do Sul-Brasileiro de Kart em Florianópolis, Santa Catarina, ele precisava de quase um milagre para sagrar-se bicampeão na categoria Graduados B. Mostrando muita competência e arrojo ele superou os adversários e faturou o 19º título da carreira. Mas não foi fácil subir no degrau mais alto do pódio.
Durante os treinos livres ele foi o mais rápido em três sessões das quatro programadas. Começava ai a despontar o favoritismo de Jonathan. O título era tarefa muito complicada, já que ele chegou para a decisão em quinto lugar, somando apenas 20 pontos, exatamente 20 pontos atrás do então líder da competição.
Largando em segundo, Louis travou bons pegas na primeira bateria. E depois de 25 voltas o paranaense cruzou a linha de chegada em segundo lugar, praticamente ao lado do primeiro colocado. A diferença foi de apenas 57 milésimos. Com a posição ele diminuiu a diferença de 20 para 18 pontos. Com isso a decisão ficou para a última bateria e Jonathan Louis precisava da vitória para ficar com o título.
E na última corrida do Sul-Brasileiro, Louis não deu chances aos adversários. Mais uma vez ele foi protagonista de pegas emocionantes e com muita competência venceu a prova e faturou o título de bicampeão Sul-Brasileiro na Graduados B. Isso que este é o primeiro ano dele na categoria. “Foi maravilhoso. Eu cheguei aqui com vinte pontos atrás do líder, praticamente desacreditado pelos adversários. Mas mostrei que com fé, trabalho e dedicação é possível superar os próprios limites e chegar ao título. Agradeço minha equipe, minha família, meus pais, minha Vó, patrocinadores, amigos e apoiadores. Quando cruzei a linha de chegada e venci o Sul-Brasileiro, agradeci a Deus pela ajuda e esforços de todos vocês”, comemorou. Com este resultado Jonathan Louis é o primeiro piloto do ano a subir de categoria. Agora, conforme o regulamento, ele já poderá competir na Graduados A em 2010, considerada a categoria mais importante do kartismo nacional.
Desde o início do ano Jonathan vem treinando para competir na Graduados B. Em 2008 ele competia na Júnior. Com os motores da Tibola Competições e preparação de chassi feita pela Moro Competições, a equipe já colhe os frutos de muito trabalho. Este ano Louis foi vice-campeão Pan-Americano de Kart. Agora ele se prepara para disputar o Brasileiro no mês que vem competindo em casa, no Kartódromo Raceland Internacional. A competição será no fim do mês em Curitiba (PR). Segundo o pai, e também incentivador, Hemerson Louis, o rendimento de Jonathan está além das expectativas. “A categoria Graduados B está sendo de tirar o fôlego. Conseguimos abaixar quase 8 décimos de segundos nos tempos de poles dos últimos anos e esperamos que o Jonathan seja muito mais rápido em Curitiba na disputa do Brasileiro”, disse.