esportes@cascavelnews.com.br

Para encerrar o ano com chave de ouro, o piloto paranaense Jonathan Louis (Pincelli/Raceland/apoio da Birel/Bisa/Nicrom/Plascon – Plásticos Concórdia/Levyplast) terminou a temporada de 2009 com o título de campeão Paranaense de Kart na categoria Graduados B. Após duas etapas realizadas em Curitiba e Cascavel, interior do Paraná, ele se tornou tetracampeão Paranaense, repetindo os feitos de 2004/2005 e 2007.
O multicampeão de 2009, Jonathan Louis, encerrou a temporada com cinco títulos. Em 2009 se consagrou como campeão Brasileiro, Sul-Brasileiro, Capacete de Ouro, além de se tornar o piloto mais jovem da história a vencer a Seletiva de Kart Petrobras. Isso sem contar os vice-campeonatos no Pan-Americano e na Copa Brasil.
A última conquista foi o Paranaense de Kart. Dividido em duas etapas, John começou a competição correndo em casa, aonde disputou duas baterias com pilotos do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Tocantins, Bahia, Rio de Janeiro e mais Distrito Federal e do Paraguai. Jonathan foi unânime. Fez a pole e venceu as duas corridas. Na primeira bateria Jonathan preferiu a cautela e fez uma corrida de cabeça, poupando o equipamento. Como treina nesta pista, ele conhece cada canto do circuito. E após 20 voltas ele foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. Além da vitória ele garantiu a volta mais rápida (47s703).
Na segunda bateria mais uma demonstração de conhecimento da pista. Jonathan guiou seu kart de número 101 com competência até a última volta, onde mais uma vez, cruzou a linha de chegada em primeiro. Ele cravou novamente a volta mais rápida da categoria Graduados B, 48s234.
Na segunda etapa e decisiva, foi realizada em Cascavel. Infelizmente o número de competidores não deu nem para formar o grid de largada e com os resultados de Curitiba, Jonathan se tornou campeão Paranaense de Kart pela quarta vez. “Foi uma pena não ter formado nem o grid. Eu fico triste pelas pessoas que não compareceram. O Paranaense é um campeonato tradicional que já revelou importantes pilotos do cenário mundial. Eu procuro prestigiar o campeonato, principalmente porque é do meu Estado”, disse o piloto.
Sobre ter conquistado o título participando de apenas uma etapa, Louis disse que é ruim para o esporte, mas que um título é sempre um título na carreira de qualquer piloto. “Claro que eu queria ação, ter conquistado o título participando das duas etapas e das quatro corridas. Mesmo assim estou feliz pelo quinto título só este ano. Realmente foi um ano maravilhoso. Estou muito feliz por esse ano maravilhoso de aprendizado, conquistas e realizações. Só tenho a agradecer a Deus principalmente, meu pai, minha mãe, minha vó, patrocinadores e a todo mundo que esteve torcendo e me incentivando”, celebrou o piloto.
Jonathan só volta a treinar no início de 2010. Até lá ele pretende passar as festas de fim de ano junto com sua família, descansando e aproveitando as férias escolares e das pistas.