Com a transferência dos judocas Hayden dos Santos Batista e Dharan Muraro, ambos para o Minas Tênis Clube, o que enfraqueceu a equipe masculina, o técnico do judô toledano Ricardo dos Santos Batista vai priorizar a atenção para formar uma equipe feminina de alto nível para competir em casa os Jogos Abertos do Paraná. E de olho nessa competição, o primeiro teste acontece domingo, no Campeonato Paranaense das faixas Marrom e Preta que será disputado em Santa Terezinha de Itaipu.
No feminino, Toledo vai levar para a competição a judoca Débora Ferreira, atleta que compôs a Seleção Paranaense que disputou o Brasileiro Juvenil no ano passado e desponta como promessa para os próximos anos. Débora e Franciele Lopes, da categoria até 63 kg, fazem sua estréia em competições dessa importância e serão observadas atentamente pelo técnico. A judoca Andressa Vanzzo (faixa roxa), que conquistou duas medalhas nos Jap´s do ano passado, esse ano é bem cotada para brigar pelo ouro. Ela completa a equipe feminina no Estadual.
De acordo com o técnico Santos, além da boa preparação, os campeonatos estaduais e regionais serão importantes para deixar as atletas no nível de disputa que os JAP´s tem apresentado nos últimos anos. Tudo agora é preparação para os JAP´s, avalia.
No masculino Toledo disputa a competição com os judocas Juliano Alves dos Santos (55kg – super ligeiro), Pedro Marcos Refosco (60kg – ligeiro), Vagner Luis Mosconi (66kg – meio leve), Alisson André Cereza (73kg – leve), Carlos Eduardo Zacarkim (73kg – leve), José Gaspar de Lima (60kg – ligeiro) e Rodolfo Garcia de Morais (100kg – meio pesado).
As equipes de judô de Toledo são mantidas através de uma parceria entre a Secretaria de Esportes e Lazer e Associação de Judô Ricardo Santos.