O judoca do peso médio Jonathan Gardini (81 kg) da Associação Ricardo Santos/Prefeitura de Toledo é o campeão estadual juvenil. O título foi conquistado no último sábado, na cidade de Umuarama, que de quebra lhe rendeu a vaga no Campeonato Brasileiro da categoria, que vai acontecer nos dias 14 e 15 de maio, em Recife (PE).
Na decisão no Noroeste, Gardini venceu por ippon o curitibano Henrique Tridade terminando invicto na competição. Como não havia conquistado vaga no Brasileiro Regional, em Santa Catarina, Gardini foi selecionado pelo Departamento Técnico da Seleção de Rendimento pelo seu elevado nível técnico.
Além do ouro no sábado, Gardii participou de mais uma decisão no domingo, na sub-20, mas acabou perdendo para João Pires, atual bicampeão Pan-americano, também capital do Estado, ficando com a medalha de prata.
Esse resultado mantém a história de Toledo de nunca ficar de fora do nacional da categoria, frisou o técnico Ricardo Santos.
A participação de Toledo no Campeonato Estadual também rendeu mais uma medalha de ouro com Cauan Hurmann, no peso meio médio (-73 kg), que voltou a competir depois de dois anos. Ele derrotou na final Victor Luvizotto, de Curitiba.
No meio médio feminino (-57 kg), Luiza Natana Lamb ficou com a medalha de prata numa decisão quase caseira. Ela perdeu para atleta Leticia Sakiama, que já competiu por Toledo e agora representa Cascavel. Marcos da Silva, do meio leve (60 kg) terminou em quinto lugar na sub-17 após perder a decisão de terceiro para o curitibano Guilherme Oshima e medalhou com bronze na categoria sub-20. Brenda Nabozny ficou sem medalha.
Na classificação geral da categoria sub-17 Toledo terminou em terceiro lugar, atrás apenas de Londrina e Curitiba, campeão a vice consecutivamente. A competição foi promovida pela Federação de Judô contou com a participação de 17 academias.