A rotina da judoca paranaense Ana Heloíza da Silveira Venzel tem sido uma só desde a segunda quinzena de fevereiro – ir à escola pela manhã e treinar e as tardes na academia da Associação de Judô Ricardo Santos, em Toledo onde reside. E tanto esforço assim não é para menos. Com apenas 13 anos de idade e considerada pelo técnico Ricardo dos Santos Batista como uma das maiores revelações do judô estadual dos últimos anos, Aninha também é atual campeã Pan-americana da categoria pré-Juvenil, título que pretende defender em 2007.
Ana Venzel foi uma das atletas que conquistou medalha de ouro na semana passada no Campeonato Sul-Brasileiro, em Florianópolis. A paranaense venceu por ippon a decisão contra a catarinense Aline Perciglie. Com a classificação ela garantiu uma vaga para disputar o Campeonato Brasileiro Pré-Juvenil e conseqüentemente ficará mais próxima de uma vaga na Seleção que vai disputar o Pan-americano.
Para que isso aconteça, além dos treinos diários, Ana Venzel fará uma preparação específica com avaliações físicas constantes e acompanhamento nutricional, além da prevenção de lesões com fisioterapeutas da Universidade Paranaense que mantém uma parceria com a Associação de Judô Ricardo Santos.
Ela (Ana) é uma atleta que merece bastante atenção, pois, alia uma boa condição física e técnica a sua força de vontade. Mas tudo isso precisa ser mantido para que a evolução também seja constante, frisa o técnico Santos.
Além de Ana Venzel, os judocas Jonathan Gargini da categoria infanto-juvenil (pesado +52kg) e Franciele Lopes, da categoria juvenil (meio pesado até 70 kg) também conquistaram medalhas de ouro e vagas para o certames nacionais.
Tido como referencia para judô do Paraná, Toledo levou 15 judocas a Florianópolis e foi a segunda cidade do Estado a conquistar mais medalhas de ouro. Perdeu apenas para o Bom Jesus, de Curitiba, que teve cinco ouros.