esportes@cascavelnews.com.br

O kartista paulista Julio Reis (Refrigerantes Dolly/PPK/Animal Fresh/Planet Kart/Marinho’s Motors/Kal Racing Motorsport), único piloto oficial de kart surdo do mundo, disputa hoje a 2ª etapa do Troféu Dolly Guaraná, certame realizado em evento conjunto às três rodadas finais do Campeonato Paulista de Kart Granja Viana, competindo na categoria Stock 125.
A categoria Stock 125 é, certamente, a classe que mais cresceu no kartismo nacional nessa temporada 2007. Com micromonopostos dotados de motor Parilla RL X30, de 125 cc, refrigerado a água, com partida elétrica e embreagem centrifuga e ignição “inteligente” que limita a rotação máxima do propulsor em 15.500 rpm, determinando maior resistência e durabilidade, a categoria é disputada em provas de 45 minutos ininterruptos, com duas paradas de Box obrigatórias (pit stop), fator que possibilita a participação de até três pilotos em cada kart por rodada. O baixo custo de manutenção e participação, combinado com a possibilidade de divisão de custos com os demais “integrantes” da “tripulação” foram determinantes no sucesso da categoria, que passou a combinar kartistas “profissionais”, com pilotos de F-Truck, Stock Cars e até de categorias top internacionais. Seus grids aumentam a cada rodada, na mesma proporção da competitividade e dificuldade das equipes em “montarem” as estratégias.
E esse extremo equilíbrio entre os participantes e extrema competitividade que atraíram o kartista Julio Reis (Refrigerantes Dolly/PPK/Animal Fresh/Planet Kart/Marinho’s Motors/Kal Racing Motorsport) para, já no ocaso da temporada, disputar o Troféu Dolly Guaraná, inteligentemente criado pela organização do Clube Granja Viana para dar possibilidade de premiação aos pilotos que não entraram no play-off que determinará o campeão da categoria no Campeonato Paulista de Kart Granja Viana. Vice-campeão em 2003 nesse campeonato, Reis que é o único piloto de kart surdo no mundo a participar de provas oficiais competindo em igualdade de condições com os melhores pilotos do Brasil espera conseguir estar entre o sexteto do pódio da categoria.
“As pessoas tem uma impressão errada, mas andar de kart é muito difícil para qualquer pessoa e ser competitivo é muito mais difícil ainda. Mesmo assim acelerar é minha paixão e as dificuldades de não ouvir – o que dificulta o acerto e ‘afinação’ do kart – e, principalmente por ter problemas de equilíbrio – o Labirinto no ouvido de muitos surdos não funciona direito – são apenas mais dois obstáculos que tenho de sempre superar para ser competitivo. Há nove anos corro de kart e acho que já provei nesse tempo que as deficiências físicas não impedem as pessoas de fazerem o que querem. Cada bom resultado que consigo não é apenas meu, mas de todos os surdos do Brasil que são os deficientes mais discriminados e os que menos atenção recebem do governo e da sociedade. Quando se fala ‘deficiente’ a recordação imediata de todos é apenas dos paraplégicos, ou dos cegos, nunca dos surdos e minha luta pessoal é para que isso mude, dando alguma visibilidade à essa deficiência”, declarou o piloto da equipe Refrigerantes Dolly/PPK/Animal Fresh/Planet Kart/Marinho’s Motors/Kal Racing Motorsport ao final dos treinos livres de quinta-feira.
A prova da Stock 125 está prevista para acontecer as 15h40 de hoje.

Confira os dez primeiro colocados na Stock 125 do Troféu Dolly Guaraná
1º) Felipe Giaffone/F.Guzzi/ Monteiro, com 25 pontos
2º) Francisco Weiler, 20
3º) Giuliano Salzano, 16s
4º) Mendes/Viscardi/Zequinha Giaffone, 14
5º) Marco Diez & Décio Escartezini, 12
6º) Navarro/ Vizetti, 10
7º) L.Viscardi/E.Viscardi/J. Esteilles, 9
8º) Azana & Pospischeck, 8
9º) Renato Gasparian, 7
10º) Julio Reis, com 6 pontos