esportes@cascavelnews.com.br

O Estadual de Kart do Rio de Janeiro começa no fim de semana, no kartódromo de Volta Redonda, homenageando dois ícones do esporte a motor. Mihaly Hidasi e Henrique Sérgio Ribas dão nome às duas Copas que compõem o campeonato. A primeira delas, com quatro etapas, leva o nome de Hidasi, diretor do GP Brasil de F-1 nos anos 1990. A segunda, com cinco, tem o nome de Ribas, fundador do Clube Fluminense de Kart. “São pessoas que se tornaram referência no esporte do Rio e do Brasil”, lembra o presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro, Djalma de Faria Neves.
Diretor do GP Brasil de F-1 e modelo para muitos que militam hoje no automobilismo, Mihaly Hidasi teve sua imagem eternizada na transmissão do GP Brasil de 1991, quando deu a bandeirada na primeira vitória de Ayrton Senna em seu país. Hidasi também foi vice-presidente da FAERJ, por dois mandatos, nos anos 1980, além de ter sido diretor de provas das mais importantes competições do automobilismo nacional.
Carlos Henrique Ribas, falecido em 2009, foi o principal incentivador do kartismo do Rio de Janeiro. Remodelou o antigo kartódromo Maqui Mundi, ajudou a construir o kartódromo de Jacarepaguá, promoveu campeonatos e fundou o Clube Fluminense de Kart. Além de ter contribuído para o surgimento de diversos talentos para o automobilismo nacional, comemorou o primeiro título de um brasileiro no Mundial de Kart, conquistado por seu filho Guga Ribas, em 1986.
O Estadual de Kart do Rio de Janeiro é composto por nove categorias – Mirim, Cadete, Super Cadete, Júnior Menor, Júnior, Sprinter, Sênior, F4 e F400. A fim de promover a equivalência de equipamentos e privilegiar a competitividade, os motores das oito primeiras continuarão sendo sorteados e preparados pela RBC Preparações, empresa que atua nos mais importantes campeonatos de kart do país, o que também permite o barateamento dos custos. A F400, para motores quatro tempos, é a única que terá preparação independente. Na sexta-feira e no sábado são serão realizados os treinos livres. Os treinos classificatórios e as provas acontecem do domingo. A primeira disputa do dia, da Mirim, será às 11h10.