esportes@cascavelnews.com.br

O kartismo brasileiro perdeu um de seus grandes nomes na noite de ontem. Edson Silva, mais conhecido como Baiano, perdeu a luta que travava há muito tempo contra um câncer de próstata.
Proprietário da LR Preparações, Baiano foi o responsável por preparar os equipamentos de milhares de jovens que tinham como sonho chegar ao topo do automobilismo mundial. Entre eles, estão nomes como Julio Campos, Ricardo Maurício, Enrique Bernoldi, Christian Fittipaldi, Pedro Paulo Diniz, Tuka Rocha e André Nicastro, entre outros.
Seu caminho no kart começou a ser trilhado no início dos anos 80, quando formou uma equipe com outro grande nome das preparações, Altamir Mauro de Oliveira Dias, o Maurão. Em 1983, deu início à LR Preparações e, em 1995, se dedicou a preparações de motores, negócio que conduziu até seus últimos dias.
Em seu currículo, Baiano conta com cinco campeonatos brasileiros, além de conquistar 13 títulos paulistas e um pan-americano com seus garotos. “Foi uma grande perda. Ele foi uma das pessoas que, junto com o Wagner Quirino, foi meu pai no kart e muito do que fiz para conquistar o que tenho devo a eles”, lamenta Campos. “Ele foi o cara que me ensinou tudo no kart, além de ter um grande caráter”, comenta Maurício.
“Ele foi meu mecânico por dois anos, justamente na época em que fui bicampeão paulista e brasileiro de kart. Fiquei chateado com a perda do Baiano. Ele foi muito importante em minha evolução como piloto, pois foi com ele que dei meus primeiros passos quando apenas sonhava em correr na F-1. Ele era uma das pessoas raras de se encontrar atualmente por conta do amor que tinha pelo esporte e a partir de hoje estará torcendo por nós no céu”, completou Bernoldi, que está na China competindo pelo FIA GT e recebeu a notícia com enorme pesar.