SERRA (ES) O kartismo do Espírito Santo tem um dos maiores crescimento do País. O número de pilotos dobrou em campeonatos organizados pela FAEES (Federação de Automobilismo do Espírito Santo) e aumentou a representação do Estado em competições nacionais.
Segundo Robson Duarte, presidente da FAEES, com a realização da primeira edição da Copa das Federações no estado no início do ano passado e com a confirmação do Campeonato Brasileiro deste ano, o interesse pelo kart cresceu muito, surgiram novos pilotos e alguns que estavam inativos, voltaram às pistas. No Campeonato Capixaba, saltamos de 35 para 80 pilotos em média. Aumentamos também nossa representação nos campeonatos nacionais. O maior crescimento foi registrado nas categorias Cadete e F-4. O nosso crescimento também está contribuindo para o fortalecimento da Copa Sudeste, competição disputada no Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo, afirma Robson.
Robson também destaca que o crescimento do kartismo no Estado contou com o apoio da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). Passamos a contar com o apoio do presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, e de Rubens Gatti, presidente a CNK (Comissão Nacional de Kart. Eles estão realizando um grande trabalho e nós temos que retribuir fazendo com o kart cresça no Espírito Santo, enfatiza Robson.
Novas Metas
Robson Duarte acentua foram traçadas novas metas para os próximos anos. A primeira é que queremos aumentar nossa representatividade em diversas categorias do automobilismo brasileiro. Dentro de pouco tempo queremos ter representantes em diversas categorias como o Brasileiro de Turismo, Stock Car, Fórmula Truck e outras. Nosso rali de regularidade é muito e queremos realizar grandes eventos. Já estamos em entendimentos como os organizadores da FT3 e da Mercedes-Benz Challenger para que possamos realizar provas de ruas, informa Robson.
Autódromo
Outra grande meta estabelecida pela diretoria da FAEES é a construção de um autódromo no Espírito Santo. Na próxima sexta-feira, dia 19, teremos uma reunião com o governador Renato Casagrande, para tratarmos da viabilidade de se construirmos um autódromo. Isto será muito importante para o automobilismo capixaba e irá contribuir para o fortalecimento do automobilismo brasileiro, finaliza Robson.
Brasileiro de kart
A primeira fase do 48º Campeonato Brasileiro de Kart começou segunda-feira e vai até sábado no Kartódromo Internacional de Serra, com promoção da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), por meio da CNK (Comissão Nacional de Kart), com apoio da ASSEPAK (Associação Espírito-santense de Pais de Pilotos de Kart) e FAEES (Federação de Automobilismo do Estado do Espírito Santo).
Participam 216 pilotos e todo o Brasil, se constituindo em novo recorde de participantes para a primeira fase do maior campeonato de kart do Brasil.