esportes@cascavelnews.com.br

A sexta etapa do Super Centro-Oeste de Kart, que será disputada domingo, no Kartódromo Abraão Elias Razem, em Anápolis (GO), vale muito mais do que alguns pontos para o campeonato. Para os pilotos da categoria Graduados ela representa a chance de disputar o maior prêmio do kartismo brasileiro. O vencedor da prova estará automaticamente classificado para a decisão da Seletiva de Kart Petrobras, marcada para o fim do ano, em Curitiba (PR), oferecendo R$ 74 mil ao campeão e mais R$ 8 mil ao vice.
Estar entre os finalistas significa figurar na lista dos doze principais pilotos da América do Sul. Todos eles em busca do mesmo objetivo. O prêmio representa uma parte do orçamento necessário para a temporada seguinte, o que garante a seqüência da carreira do piloto, muito provavelmente em alguma categoria de base do automobilismo. É o que aumenta a expectativa dos participantes para a corrida deste fim de semana. Alguns dos favoritos conhecem a sensação de disputar a final da Seletiva de Kart Petrobras das temporadas anteriores.
É o caso do brasiliense Caio Zanani e do goiano Cayriton Martins, que esperam conquistar um lugar na decisão outra vez. Para concorrer ao prêmio novamente eles precisam superar dois pilotos que disputarão a etapa especialmente em busca da vaga na Seletiva de Kart Petrobras. São eles: o mineiro Clemente Faria Jr., tetracampeão brasileiro de kart e piloto da Fórmula 3 Sul-Americana, e o goiano Cairo Campos, piloto da Fórmula Renault. A corrida que define o novo classificado será disputada no domingo às 16h30.
Das doze vagas disponíveis na final da Seletiva de Kart Petrobras, oito já estão preenchidas. Os classificados até o momento são Fabiano Machado, Leonardo Cordeiro, Rafael Mendonça, Gabriel Dias, Dennis Dirani, Guilherme de Conto e os argentinos Mattias Milla e Nestor Girolami. A programação oficial em Anápolis terá início na sexta-feira (15) e prossegue no sábado (16) com duas sessões de treinos livres. As posições de largada serão definidas no domingo, horas antes da corrida.