esportes@cascavelnews.com.br

Em visita a Cascavel em novembro de 2009, Cleyton Pinteiro, presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) prometeu competições nacionais de kart para Cascavel. No entanto, seria necessárias reformas no kartódromo Delci Damian, sendo a principal delas, alargar a pista em três metros.
E a competição que os dirigentes nacionais sinalizam para Cascavel em 2012 é a primeira edição da Copa das Federações, certame recém criado pela CBA e que reunirá os campeões e vice-campeões de cada categoria dos estaduais e mais os campeões e vice do Sul-brasileiro, Centro-Norte, Sudoeste e Norde/Nordeste.
Mas a competição poderá ir para outro estado se em novembro, mês para a definição dos calendários nacionais, a pista não esteja em condições de receber a competição. O início das obras tem preocupado Oracildes Tavares, presidente do Kart Clube de Cascavel.
Segundo Oracildes, nas reuniões que teve com o prefeito Edgar Bueno, ele garantiu que fará as reformas e que inclusive teve uma reunião em julho com o presidente da CBA, quando tratou das provas de kart para Cascavel, bem como a volta do autódromo de Cascavel ao calendário da CBA. “Pretendo me reunir novamente com o prefeito, se possível, nesta semana, para tratar do assunto. Já estamos em setembro e se a pista não ficar pronta até novembro, será mais um ano que ficaremos sem a tão sonhada prova nacional de Cascavel, seja ela a Copa das Federações ou o Campeonato Brasileiro. Quando estamos falando de uma prova destes níveis, estamos falando de 250 a 300 pilotos em Cascavel, somados a preparadores, familiares, representantes dos fabricantes de equipamentos e pneus, poderemos receber perto de cinco mil pessoas na cidade. Isto é importante para a rede hoteleira, restaurantes e para o comércio de forma geral. Não podemos perder esta oportunidade, além de podermos dar aos nossos pilotos o prazer de disputar uma competição nacional em casa”, conclui Oracildes.