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Em outubro de 1967, quarenta anos e cinco meses atrás, a musica popular brasileira foi marcada por uma importante revolução. Com realização da Rede Record de Televisão – a mais importante no cenário nacional à época – e inédita transmissão direta pela televisão, o III Festival de Música Popular Brasileira assombrou o país com o extremo equilíbrio da disputa entre os finalistas, quer seja pela extrema qualidade das musicas, quer seja pela de importância de seus autores, quer seja genialidade de seus intérpretes.
Nesse tempo a música brasileira era soberana na televisão e a mobilização e grande discussão nas ruas era quem ia ganhar o Festival. Apurados os votos do júri, os eternos aplausos e vaias do imenso público que lotava o Teatro Record, o cobiçado prêmio Sabiá de Ouro ficou com a obra Ponteio do compositor e interprete Edu Lobo. A terceira colocação ficou com outro ícone da MPB, Chico Buarque que defendeu a eternizada Roda Viva, mas o grande destaque ficou com as segunda e quarta colocadas, respectivamente Domingo no Parque do hoje Ministro da Cultura Gilberto Gil, que defendeu a canção acompanhado do grupo roqueiro Os Mutantes e Alegria, Alegria, composta e interpretada por Caetano Veloso. Domingo no Parque e Alegria, Alegria inovaram a até então forma da musica popular, com a inserção de guitarras elétricas e o lançamento do movimento tropicalista, que influenciou em definitivo o panorama musical nacional.
Os tempos são outros, a atenção nas artes transmutou-se para o esporte, mas as situações e paixões estão se reeditando em cíclico sincronismo de fatos e títulos marcantes. Com todas suas etapas marcadas para acontecerem aos domingos, o Campeonato Ituano de Kart parece fadado a reeditar em 2008 situação análoga a do III Festival da Musica Popular Brasileira. Levando para a pacata e bucólica estância hidromineral de Itu a Alegria, Alegria de um perfeito Domingo no Parque, em qual os riffs das guitarras elétricas são substituídos pela estridência dos motores dois tempos dos karts de competição. Certamente o Campeonato Ituano de Kart não abrirá sua primeira edição no Ponteio dos certames paulistas da modalidade, mas efetivamente será uma ótima opção para quem pretende estar na Roda Viva do mundo da velocidade, com grade de programação contemplando eqüitativamente categorias com motores dois tempos e quatro tempos, com propulsores sorteados e propulsores próprios dos pilotos e equipes e, principalmente, com os menores custos de participação entre os certames oficiais do estado de São Paulo.
No próximo domingo o Kartódromo Arena Schincariol abre suas portas para a realização da primeira rodada do Campeonato Ituano de Kart, certame oficial com supervisão da FASP – Federação de Automobilismo de São Paulo, que será cumprido em oito etapas ao longo do ano. Com organização do Ituano Motor Sport Club a grade de programação contará com as categorias:

1.- Mirim – Pilotos com licença CBA e idade entre 6 e 8 anos, motores sorteados pela organização
2.- Cadete – Pilotos com licença CBA e idade entre 8 e 11 anos, motores sorteados pela organização
3.- Junior Menor – Pilotos com licença CBA e idade entre 10 e 13 anos, motor Riomar Mix de 125cc refrigerado a ar
4.- Junior – Pilotos com licença CBA e idade entre 12 e 14 anos, motor 125cc homologado CBA
5.- Novatos – Pilotos iniciantes com licença CBA e idade mínima de 14 anos, motor 125cc homologado CBA
6.- Graduados B – Pilotos com licença CBA Graduado B, motor 125cc homologado CBA
7.- Graduados A – Pilotos com licença CBA Graduado A, motor 125cc homologado CBA
8.- Sênior A – Pilotos com licença CBA Senior A, motor 125cc homologado CBA
9.- Sênior B – Pilotos com licença CBA Senior A, motor 125cc homologado CBA
7.- Stock Kart – Pilotos com licença CBA e idade entre 14 e 25 anos, motor Parilla 125cc refrigerado a água, sorteado pela organização
8.- Stock Kart Sênior – Pilotos com licença CBA e idade acima de 25 anos, motor Parilla 125cc refrigerado a água, sorteado pela organização
9.- Formula 4T A – Pilotos com licença CBA e idade acima de 14 anos, com kart equipado com motor Honda GX390 (13hp) preparado (Sport 400)
10.- Formula 4T B – Pilotos com licença CBA e idade acima de 25 anos, com kart equipado com motor Honda GX390 (13hp)
11.- Formula 4T Pró – Pilotos com licença CBA e idade entre 13 e 24 anos, com kart equipado com motor Honda GX390 (13hp)
12.- Formula Speed – Pilotos com licença CBA e idade acima de 14 anos, com kart com chassis tubular e equipado com motor Yamaha de 125, ou 135cc.

PREMIAÇÃO – A premiação oferecida pelo Ituano Motor Sport Club é a maior da história do Kartismo Nacional. Na primeira etapa do Campeonato Ituano de Kart serão sorteadas duas motocicletas zero quilometro, uma entre os pilotos inscritos e outra entre seus preparadores. Na categoria Stock Kart será sorteado entre os inscritos um jogo de pneus MG selo vermelho e entre os inscritos da Stock Kart Sênior, um carburador de kart. No final da temporada serão sorteados dois carros zero quilometro, um entre os pilotos inscritos e outro entre seus preparadores, bem como serão sorteadas mais duas motocicletas zero quilometro, uma entre os pilotos inscritos e outra entre seus preparadores.
As inscrições já estão abertas na secretaria do Kartódromo Arena Schincariol. Os valores de inscrição estão fixados em 250 reais para a categoria Mirim e Cadete e 400 reais para as demais categorias. Os motores das categorias Stock Kart e Stock Kart Senior serão fornecidos pela renomada empresa Moa Preparações, com o custo unitário de 650 reais pelo kit completo (motor, bomba d’água, radiador, mangueiras, correias (2 o’rings) da bomba, válvula termostática, suportes, abraçadeiras, filtro com elemento interno, escapamento e pinhão de 10 dentes).
As categorias Mirim e Cadete utilizarão apenas dois jogos de pneus na temporada 2008, já que cada jogo de pneumáticos deverá cumprir quatro etapas sem trocas. Para as classes Junior Menor, Junior, Novatos Stock Kart, Stock Kart Senior, Formula Speed, Formula 4T a, B e Formula 4T Pró cada jogo de pneus (MG selo vermelho) deverá equipar o kart por três rodadas e um terceiro jogo disputará as duas etapas finais do certame. O mesmo procedimento será adotado pelas categorias Graduados A, B e Sênior A e B, que, todavia, adotarão os pneumáticos MG de selo amarelo.