esportes@cascavelnews.com.br

O piloto paulista Alexandre Kayayan (Flash Power/Profix) inicia neste fim de semana mais uma temporada em busca de novos recordes e títulos, durante a primeira etapa do Campeonato Paranaense de Arrancada, que será realizada no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC). Kayayan conquistou mais de 50 títulos na sua vitoriosa carreira, iniciada em 1993 nas pistas de arrancada.
Este ano o campeoníssimo Alexandre Kayayan (Flash Power/Profix) disputará todos os campeonatos na categoria Super Pro-Mod, a bordo de uma picape SS-10 Americana, cabine estendida, com 1560 CV de potência. No ano passado, logo na estréia da picape na pista curitibana, o piloto Kayayan bateu o recorde da categoria, em sua primeira passagem, com o tempo de 7s60, chegando a 292 km/h no fim dos 402 metros da pista do AIC..
A novidade para esta temporada, será o novo motor construído em bloco de alumínio, que deixa a picape de Alexandre Kayayan (Flash Power/Profix) 30 quilos mais leve em relação ao ano anterior. O “bólido” possui ainda chassi de aço molibdênio, todo fechado em fibra de carbono, telemetria de última geração, conjunto de freios da Willwood e dois pára-quedas, responsáveis por 80% da desaceleração do carro.
O combustível utilizado na Picape SS-10 de Alexandre Kayayan (Flash Power/Profix) é o metanol, que consome de 18 a 20 litros por arrancada. Outro diferencial é o câmbio de marchas, que efetua as trocas automaticamente por sensores acionados com linha de pressão de CO². Kayayan foi o primeiro e único piloto brasileiro a tirar a carteira da NHRA (National Hot-Road Association) e está habilitado para pilotar em provas internacionais.
A Profix Drag Race, dos pilotos Alexandre e Adriano Kayayan têm ainda na equipe Luiz Correia, Luciano Candido e Mozart do Nascimento. Nos últimos dois anos a equipe quebrou 11 recordes, sendo 10 da categoria Hot-Road e uma da Super Pro-Mod. “Minha equipe é muito competente e todos os títulos e recordes que obtive em minha carreira sempre dedico aos meus patrocinadores, preparadores e mecânicos. Neste fim de semana, pretendo conquistar mais uma vez o lugar mais alto do pódio na minha categoria”, disse Alexandre Kayayan.