esportes@cascavelnews.com.br

Uma vitória maiúscula. É esta a melhor definição para a conquista do piloto Marcus Vinícius, o Kinho (Del Rio/Gerardo Bastos/Vip Cargas /Sprint Kart), na quinta etapa do Campeonato Cearense de Kart, disputada no último sábado, no kartódromo Internacional Virgílio Távora, na cidade do Eusébio (CE).
Competindo pela categoria Fórmula 400 Light, Kinho foi superior até aos pilotos da Fórmula 400 ao conquistar a etapa e garantir o lugar mais alto do pódio no dia. Na primeira bateria o piloto do Kart 77 largou na quarta posição, atrás dos pilotos Elias Leite, Leonardo Soares, e do pole Márcio Dobel, todos da F-400.
A presença do jovem piloto, de 14 anos de idade, junto dos mais experientes foi a garantia das maiores emoções naquela prova. Na primeira volta os quatro se destacaram dos demais e, na segunda volta Kinho era uma ameaça real para quem lutava pela primeira colocação. O que se viu a partir daí foi uma briga na pista entre Márcio, Leonardo e Kinho, já que Elias ficara um pouco para trás.
Após a primeira curva, que leva para a segunda reta do traçado, Kinho colocou seu kart lado a lado de Leonardo (Kart 10), e, por dentro da segunda curva superou o oponente para assumir a ponta. Era o momento mais importante da corrida, na definição do piloto. “Eu estava com o kart bem acertado, consegui acompanhar o ritmo de prova do Márcio e do Leonardo. Sabia que era o momento de arriscar, naquela hora pensei que seria minha última chance de assumir a ponta. Foi importante ter decidido naquela hora. A briga foi boa e leal. Estou muito feliz com essa vitória”, disse o piloto que marcou também a volta mais rápida da corrida.
Na segunda bateria do dia novas emoções agitaram o público nas arquibancadas. A exemplo do que já ocorrera na primeira bateria, Márcio, Leonardo e Kinho reeditaram a disputa, mas desta vez Márcio se afastou um pouco do pega pela primeira posição. “Eu sabia que poderia lutar pela vitória, mas achei importante assegurar a colocação pensando no campeonato, e foi o que fiz”, disse Dobel (kart 13).
A decisão de Dobel deixou a disputa entre Leonardo e Kinho. Os dois protagonizaram momentos de muita emoção em uma disputa pelo primeiro lugar. A cada curva um superava o outro e ficava impossível saber quem cruzaria a segunda bateria na frente. Leonardo, que, na primeira bateria chegou em sexto, precisava da vitória para marcar pontos no campeonato. Com essa motivação o piloto levou o carro 10 para o primeiro posto da segunda bateria, tendo Kinho na sua cola separado apenas por 0.289 segundos. “O Kinho valorizou muito essa vitória. Foi uma disputa na pista, honesta e muito boa. O público gostou. Foi bom ter chegado em primeiro nessa bateria, mas Kinho merece a vitória do dia”, comentou Leonardo Soares.
Com a soma das duas baterias Kinho foi o vencedor do dia, com Márcio Dobel em segundo; Leonardo Soares, em Terceiro; Elias leite, em quarto; Marcos Henrique, em quinto; e César Coelho, em sexto.