Problemas sérios para Klever Kolberg e Eduardo Bampi. Na altura do quilômetro 200 da especial (cronometrada) entre Nador e Er Rachidia, no Marrocos, o Mitsubishi Pajero teve problemas mecânicos e parou. A equipe de apoio Tibau enviou um caminhão T4 de assistência mecânica para socorrer a dupla da Equipe Petrobras Lubrax. Ainda não se sabe qual foi a avaria sofrida pelo carro, mas os mecânicos aparentemente conseguiram resolver o problema, permitindo a Klever e Bampi continuarem na prova, mesmo com um acréscimo considerável no tempo somado. A dupla cruzou o final da especial com o 169º tempo do dia, 7h09m04s, mais de quatro horas atrás dos primeiros colocados. Assim, o veículo da Equipe Petrobras Lubrax cai bastante na tabela geral, indo da 21ª para a 122ª posição.
O vencedor da etapa foi o sul-africano Giniel de Villiers, junto com o navegador Dirk von Zitzewitz. Eles cravaram o tempo de 2h46m12s, vinte e cinco segundos à frente da dupla Carlos Sainz/Michel Perin (vencedores da etapa de ontem, e que continuam na liderança da classificação geral). Em terceiro, veio o francês Stephane Peterhansel, recordista de vitórias no Dakar, com oito títulos (seis nas motos e dois com carros). Ainda entre os favoritos, um susto: o BMW da piloto alemã Jutta Kleinschmidt (primeira mulher a vencer o Dakar, em 2001) e da navegadora Tina Thoner pegou fogo logo no início da etapa. Felizmente, as chamas foram rapidamente controladas e, após diversos reparos o BMW continua na prova.
Entre os brasileiros, o dia foi de Paulo Nobre Palmeirinha: com um BMW, ele marcou o 15º melhor tempo e, após uma segunda etapa desastrosa, pula de 128º para o 118º lugar na classificação. Já a dupla Riamburgo Ximenes e Lourival Roldan foi a 33ª colocada na etapa, e também sobe na classificação geral.
Confira a classificação geral da categoria Carros após a 3ª etapa
1º) Carlos Sainz/Michel Perin, 5h09m19s
2º) Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz, a 1m02s
3º) Carlos Sousa/Andréas Schulz, a 4m26s
4º) Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret, a 6m03s
5º) Mark Miller/Ralph Pitchford, a 9m12s
78º) Riamburgo Ximenes/Lourival Roldan, a 2h19m31s
118º) Paulo Nobre/Filipe Palmeiro, a 2h47m20s
122º) Klever Kolberg/Eduardo Bampi, a 4h46m33s