Sem os problemas de navegação que hoje atingiram boa parte dos pilotos, o Mitsuishi Pajero Full da dupla Klever Kolberg e Eduardo Bampi acelerou fundo e marcou o vigésimo melhor tempo da 12ª etapa do Dakar 2007, gastando 3h23m05s para percorrer os 257 km do trecho cronometrado entre Ayoûn El Atrôus (Mauritânia) e Kayes (Mali). Foi uma etapa mais difícil do que a gente pensava, com longos trechos de areia e milhares de alternativas de caminho, comentou Klever. Eu via na planilha que tinha que virar à esquerda depois de uma árvore, mas aí tinham centenas de árvores, não foi fácil, mas achamos os melhores caminhos, conta o navegador Eduardo Bampi.
O carro da Equipe Petrobras Lubrax foi seguido de muito perto por outro brasileiro, o piloto Paulo Nobre Palmeirinha, que junto com o navegador português Filipe Palmeiro ficou a apenas 14s de distância da dupla. Os dois brasileiros vêm travando uma bela disputa nas últimas etapas, sempre por volta da vigésima colocação – o que, entre os carros no Rali Dakar, significa andar muito rápido. Já a dupla Riamburgo Ximenes e Lourival Roldan completaram a etapa na 40ª colocação e mantêm a regularidade dos últimos dias, firmes no propósito de chegar à capital do Senegal.
Com o resultado, Klever e Bampi devem subir mais algumas posições na classificação geral até ontem, eles ocupavam a 66ª posição, após perder dezenas de horas parados por avarias mecânicas em diferentes etapas.
Depois da tragédia que se abateu sobre os Touareg da Volkswagen, quando Giniel de Villiers e Carlos Sainz tiveram sérios problemas mecânicos justo no momento em que lideravam com relativa folga a classificação geral, hoje o espanhol Sainz volta a vencer uma etapa, cravando o tempo de 2h58m56s. É a sétima vitória da Volkswagen no Dakar 2007. O segundo melhor tempo foi marcado pelo português Carlos Sousa, também da Volks.
Mesmo assim, a liderança permanece nas mãos da Mitsubishi, que mesmo sem anotar nenhuma vitória em etapas, assiste aos seus dois principais pilotos disputarem o título da corrida. Hoje, o francês Luc Alphand fez o segundo melhor tempo, enquanto o líder da tabela Stephane Peterhansel ficou em quinto. A diferença entre Peterhansel e o vice Alphand, que ontem era de 9min56s, agora cai para 6min29s.
Confira a classificação geral da categoria Carros após a 12ª etapa
1º) Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Mitsubishi), 40h42m34s
2º) Luc Alphand/Gilles Picard (Mitsubishi), a 6m29s
3º) Jean-Louis Schlesser/Arnauld Debron (Schles-Ford), a 1h34m02s
4º) Nasser Al Attiyah/Alain Guehennec (BMW), a 1h58m04s
5º) Mark Miller/Ralph Pitchford (Volkswagen), a 2h15m55s
40º) Paulo Nobre/Filipe Palmeiro (BMW), a 17h23m14s
51º) Riamburgo Ximenes/Lourival Roldan (Mitsubishi), a 22h25m44s
59º) Klever Kolberg/Eduardo Bampi (Mitsubishi), a 27h18m59s