O sétimo dia do Rali Dakar 2007 foi catastrófico do começo ao fim para a dupla Klever Kolberg e Eduardo Bampi, mesmo antes da largada: logo pela manhã, os dois descobriram que todo o seu dinheiro havia sido roubado em Zouérat, na Mauritânia, local de partida da 7ª etapa.
Por volta do km 100 do trajeto, uma rocha trincou o diferencial traseiro. Sentimos o impacto, mas continuamos andando até o km 124, quando o diferencial ficou sem óleo, que vazava, e rachou de vez. Sem tração traseira, é impossível andar na areia fofa, disse Klever. Ficamos 3 horas parados, conseguimos ajuda com alguns locais que estavam em uma picape para encontrar a trilha feita pelos veículos de apoio e seguir até a cidade de Choûm. Mas como forçamos muito só com tração dianteira, o câmbio quebrou e o carro parou de vez”.
Bampi seguiu com os locais até Choûm, encontrou a equipe de apoio e, debaixo de uma violenta tempestade de areia, localizou Klever e o Mitsubishi sozinhos no meio do deserto por volta de 21h30. Os mecânicos não conseguiram consertar o carro, que teve de ser rebocado por cerca de 300 km até o acampamento, em Atar. A tempestade de areia era tão forte que balançava o caminhão de apoio, lotado de peças e pesando 22 toneladas, disse Bampi, que teve de fazer a navegação. A trupe só chegou a Atar às 3h da madrugada, achando que já havia sido desclassificada.
A etapa de ontem, porém, foi a mais confusa do Dakar, tendo inclusive o seu trecho cronometrado reduzido de 542 para 407 km. Por causa disso, e também por causa de todo o relato que Klever e Bampi fizeram, a organização manteve os dois na prova, porém com três penalizações severas: uma por não passar pelos Postos de Controle (PCs), outra por estourar o limite de tempo permitido para completar a etapa, e a última por terem sido rebocados até o destino do dia.
Até agora, não se sabe quantas horas serão acrescentadas ao tempo de Klever e Bampi devido às três penalizações, nem a nova colocação da dupla na classificação geral (até o final da 6ª etapa, eles estavam em 55º lugar). A equipe de apoio Tibau irá trabalhar intensamente para consertar todas as avarias do Mitsubishi Pajero Full. Se tudo der certo, amanhã a dupla da Equipe Petrobras Lubrax larga normalmente em direção à Tichit, destino da 8ª etapa do Dakar.