esportes@cascavelnews.com.br

MARIPÁ (PR) – Fã de Raul Seixas e das bandas Nenhum de Nós e Engenheiro do Hawai, Marcelo Koraleski quer ser o primeiro roqueiro a ser campeão do Arrancadão de Tratores. Até agora apenas os pilotos-agricultores têm o privilégio de ostentar o título da categoria que nasceu em Maripá, no Oeste do Paraná, mas que já ganhou projeção nacional, com apresentações em vários estados e GP disputados no Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e agora estréia em Santa Catarina, onde sábado e domingo (dias 9 e 10/9) será disputado do GP Vipal de Fraiburgo, abrindo a temporada 2006. Os outros dois GP do ano serão realizados nos dias 7 e 8 de outubro, em Não Me Toque (RS) e 11 e 12 de novembro, em Maripá (PR).
Segundo Marcelo Koralewski, de 26 anos, chegou a hora de quebrar a hegemonia dos pilotos-agricultores. A temporada promete ser das melhores e a equipe CBTroit terá dois tratores este ano. O outro será piloto por Marcelo Jacobi. Ambos receberão os cuidados do preparador Egon Koralewski. “Tenho duas paixões na vida. Os tratores e a música. Até arrisco na condição de vocal em algumas reuniões com os amigos. Estamos trabalhando nos últimos anos para que nossa equipe se torne competitiva. A falta de recursos impede que intensifiquemos ainda mais os testes de desenvolvimentos. Mas para este ano acreditamos que estamos em condições de brigar por vitórias”, acentua Marcelo Koralewski, que continuará sendo patrocinado pela Metalúrgica e Vidraçaria Incomar.
GP de Fraiburgo
A programação para o GP Vipal de Fraiburgo (SC) começa sábado, quando serão realizadas as provas à noite.
As inscrições serão das 12 às 15 horas; a vistoria técnica das 13 às 16h30; e das 15 às 16h20 o público poderá visitar os boxes e ver de perto os tratores mais velozes do Brasil. Os treinos serão das 16h30 às 17h50, ao passo que às 18 horas acontecerá a reunião da direção de prova com os pilotos. Às 18h30 começam as competições com a realização de três baterias. Ás 20 horas, está previsto o desfile de abertura, enquanto que às 21h30 encerram-se as disputas. A partir das 23h30 a Banda Fred Lee comenda a festa com um show musical.
No domingo serão realizadas mais três baterias classificatórias, semifinal e final. A programação começa com as inscrições das 8 às 9h30; vistoria técnica das 8 às 9h30; treinos livres das 9 às 10h20, reunião da direção de prova com os pilotos às 10h40. A largada das baterias classificatórias estão marcas para às 11 horas; das 12h30 às 13h30, intervalo para almoço; das 12h30 às 13h20, visita do público aos boxes; 15 horas, desfile de abertura; 16 horas, semifinal; 17 horas, final e 17h30, encerramento com a premiação os vencedores.
Manobras radicais
Nos Interlagos de cada bateria serão realizados shows com tratores e chevettes. Serão manobras radicais, zerinhos e muitas outras, jamais imaginadas que pudessem ser feitas com tratores. Nestes intervalos também serão distribuídos brindes ao público.
Além das competições, também serão realizados concursos de trator mais novo, trator mais velho, trator mais equipado, premiando os três primeiros colocados. No domingo também haverá uma Tratorata (passeata), saindo às 9h30 do Posto da Macã, indo até o local das arrancadas de tratores no Parque da Macã.