O mais tradicional certame estadual da modalidade – Campeonato Paulista de kart – reuniu no último sábado em meio aos roncos de motores, espectadores curiosos e aficionados por velocidade, para prestigiar os kartistas oriundos de varias regiões do país que competiram na terceira etapa do Campeonato Paulista de Kart, disputada na veloz pista do Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri/SP.
Incluso nesta agitação das pistas – que começou no início da semana com os treinos livres para a escolha dos melhores equipamentos e ajuste dos micromonopostos para a corrida do sábado – esteve o jovem piloto paulista Rafael Martins (Teuto/Applebees/MZ Racing), que competiu pela categoria Cadete, voltada para garotos com idade entre 8 e 11 anos em karts com motores quatro tempos de ciclo.
Mesmo sendo estreante no renomado certame paulista e disputando seu primeiro ano como Cadete, Rafael Martins traz na bagagem dois grandes títulos em seus palmarés: Vice-campeão Paulista de Kart Granja Viana, disputado no Kartódromo da Granja Viana em Cotia/SP e Vice-Campeão do GP Brasil de Kart, disputado na Arena Schincariol em Itu/SP. Em sua primeira participação no campeonato, na prova de abertura da temporada 2008, Rafael Martins foi o destaque, pois mesmo sendo desclassificado na pesagem oficial ao final da prova por faltar apenas 700 gramas em seu kart, conseguiu o quarto melhor tempo na classificação e venceu a prova que contou com a participação de 25 bólidos e pilotos com larga experiência.
Além do Campeonato Paulista, Rafael Martins disputa a Copa São Paulo de Kart Granja Viana, em qual venceu a primeira etapa e se encontra atualmente na vice-liderança da tabela de classificação em sua categoria e, também, a Copa São Paulo Light de Kart, certame disputado exclusivamente em Aldeia da Serra. Na segunda etapa desse certame Rafael foi envolvido em um múltiplo e grave acidente que resultou não apenas no abandono da corrida, mas também na destruição de seu melhor chassis, esmeradamente desenvolvido pelo preparador Mazinho, chefe da equipe MZ Racing. Após o acidente estamos apenas correndo atrás do prejuízo, pois aquele era um dos nossos melhores chassis. Viemos para essa prova do Paulista apenas para acertar o kart, pois estamos com os olhos voltados para as próximas etapas do Light, esclareceu antes da corrida o experiente kartista Neto, pai de Rafael Martins e maior incentivador de sua carreira.
Por não ter participado da segunda etapa do Campeonato Paulista de Kart e ter retirado os pneus que deveriam ficar retidos pela organização, por força do regulamento desportivo Rafael teve de competir com lastro adicional de cinco quilos no treino classificatório e correr com três quilogramas adicionais na prova da categoria. Mesmo com a desvantagem o representante da equipe Teuto/Applebees/MZ Racing garantiu a 10ª posição do grid de largada.
Assim que apresentada a flâmula verde, que autorizou o inicio da corrida, Rafael buscou se posicionar de forma que lhe permitisse sair de eventuais batidas na largada, dando prioridade para a preservação de seu kart nesse momento critico e manter a competitividade para atacar seus adversários no decorrer da prova. Apesar dessa cautela, o suporte de coroa quebrou-se, desalinhando a corrente de transmissão e assim o desempenho do bólido de Martins foi menor que o esperado, não dando a Rafael as chances de lutoar por boas posições com seus oponentes. Mesmo com esse empecilho, Rafael administrou a prova de forma excelente, para concluí-la na 11ª colocação final.
Meu kart estava ótimo, o Mazinho caprichou na preparação, só que assim que começou a corrida eu percebi que tinha algum problema e acenei para o meu pai, porque o kart tava fazendo um barulho diferente. Depois fui saber que era um problema na corrente por isso o kart não ia. Mesmo assim gostei da prova e espero ir melhor na próxima do Light, declarou Rafael Martins após o final da prova. Rafael Martins (Teuto/ Applebees/ MZ Racing) volta a competir no dia 10/05, quando será disputada a quarta etapa da Copa São Paulo Light de Kart.
Confira o resultado da Cadete na 3ª etapa do Campeonato Paulista de Kart
1º) Thiago Vivacqua, com 18 voltas em 15m16s434
2º) Yurik Carvalho, a 0s357
3º) Pietro Rimbano, a 0s842
4º) Matheus Jacques, a 1s181
5º) Matheus Chequer , a 1s278
6º) Gabriel Sereia, a 5s017
7º) Roberto Mollinedo, a 5s129
8º) Evaldo Silva Júnior, a 8s661
9º) Flávio Matheus, a 8s732
10º) Mauro Auricchio, a 9s711
11º) Rafael Martins, a 10s051
12º) Thiago Cabrino, a 12s778
13º) Giuliano Raucci, a 16s225
14º) Vinicius Paparelli, a 18s246
15º) Pedro Victor Fonseca , a 18s659
16º) Vinicius Balbuena, a 18s858
17º) Lucas Iesque, a 22s325
18º) Duilio Squassoni, a 27s413
19º) José Fortunato , a 50s502
20º) Leonardo Gimenez, a 5 voltas