Ele começou como a maioria dos pilotos, convidado por um amigo em 2007, e hoje é o vice-líder da Super Cadete na Copa São Paulo Granja Viana, não sem antes ter obtido excelentes resultados nas provas de que participou. Este pode ser um breve resumo da carreira do paulista Leonardo Baran (Jani King/ W. Truffi Blindados/IMV Válvulas Industriais/Corteco/Multibox/Diamanfer/Transtime Log/Maxi Rubber), de 11 anos.
Baran ganhou seu primeiro kart em 2007 e no ano seguinte fez suas duas primeiras corridas, na Mirim Light, obtendo vitória em ambas. Logo passou a correr na Cadete e em 2009 finalizou sua participação na Copa São Paulo Granja Viana em 4º lugar, entre 25 concorrentes.
Em 2010 Baran começou a competir na Super Cadete, categoria que utiliza um equipamento bastante mais rápido que a Cadete. A estreia foi com vitória, após largar da 4ª posição, cair para 6º e recuperar-se durante a corrida para comemorar o primeiro lugar. Na segunda etapa problemas técnicos o impediram de repetir o desempenho e Baran terminou em 7º.
E para a terceira corrida, adiada pouco antes da largada em razão das fortes chuvas que caíram na região de Cotia, onde se localiza o Kartódromo Granja Viana, Leonardo Baran encaminhou um bom resultado e garantiu a 3ª posição no grid de largada. A prova será disputada no próximo dia 29, junto com a 4ª etapa.
A boa temporada na Super Cadete tem deixado o piloto, que é apoiado por Jani King/W. Truffi Blindados/IMV Válvulas Industriais/Corteco/Multibox/Diamanfer/Transtime Log/Maxi Rubber, bastante animado e confiante na conquista do título. Tenho grandes chances de vencer este campeonato e estou me esforçando bastante para isso, diz Baran.
Leonardo Baran compete pela equipe Kartzoom, do renomado preparador Vitor Chiarella, e agradece a dedicação de seu time. Tenho aprendido muito dentro do time e quero agradecer a todos e também a meus companheiros de equipe Giuliano e Leonnardo Raucci, que têm me ajudado e ensinado bastante, agradece Baran.
Além de disputar a Copa São Paulo Granja Viana, um dos mais importantes campeonatos estaduais do kartismo brasileiro, Leonardo Baran disputará seu primeiro Campeonato Brasileiro. A competição será realizada em Volta Redonda (RJ), de 12 a 18 de julho. Estou otimista também. Tenho feito boas provas na Granja e acho que tenho boas condições de brigar por um bom resultado e fazer um ótimo Brasileiro, garante.
O piloto paulista ainda tem outros agradecimentos a fazer. Sou grato a meus apoiadores, que fazem ser possível minha participação no esporte, e a meus pais, que me incentivam bastante, diz Baran. Minha mãe faz tudo que está a seu alcance, me acompanhando em todos os treinos , sofrendo, chorando e torcendo por mim. Me dá a maior força. Às vezes até fica cheirando a óleo e gasolina, encerra, em tom de brincadeira, o jovem piloto.