O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, sedia sábado a já tradicional 500 Milhas de Londrina, que entra em sua 16ª edição. Cerca de 45 carros deverão disputar esta prova de longa duração (seis horas e meia de corrida), com largada às 16 horas. Os treinos serão realizados na quinta-feira e sexta-feira. O lançamento do evento será amanhã, a partir das 20 horas, na Boate Vega.
A expectativa é muito grande para a corrida deste ano, uma vez que a cada temporada a disputa vem crescendo entre os pilotos das seis categorias que estarão na pista. São elas: Grupo 1 (geral) – Força Livre; Grupo 2 – Protótipos nacionais até 2000cc e 620 kg; Grupo 3 – Força Livre Turismo acima de 2001cc, com 1000kg; Grupo 4 – Força Livre Turismo, até 2000cc; Grupo 5 – Marcas; e Grupo 6 – Speed Fusca.
Dentre os pilotos mais conhecidos que estarão presentes, destaques para o trio curitibano formado por Fábio Machado/Lorenzo Varassin/Paulo Varassin, vencedores da prova no ano passado no geral e no Grupo 1; o prefeito de Curitiba, Beto Richa, que fará parceria com Celso Zocolotte e Beto Cazuni ganhadores em 2006 no Grupo 2; a dupla do Mato Grosso, Nilson Ribeiro/José Ribeiro, que faturou no ano passado o Grupo 4; além dos londrinenses Maycom Tumiate/José Roberto Hofig Ramos, campeões brasileiros de 2006 do Grupo 3.
No ano passado a competitividade foi intensa dentro da pista londrinense e, depois de 6h30min14s250, a vitória no geral ficou com o trio Fábio Machado/Paulo Varassin/Lorenzo Varassin, do Grupo 1. Os demais vencedores foram: Celso Zocolotte/Beto Cazuni, Grupo 2; Oscar Branco/Tadeu Kowalczuk/Admir Pardo, Grupo 3; Nilson Ribeiro/José Ribeiro, Grupo 4; Evandro Miyazaki/Paulo Marcondes, Grupo 5; e Luis Felipe Preto/Luis Carlos Preto, Grupo 6. Dos 48 carros que alinharam no grid, 36 cruzaram a linha de chegada.
As 500 Milhas de Londrina têm a organização dos pilotos Beto Borghesi e Aloysio Moreira, e do fotógrafo Daniel Procópio. A expectativa para esta prova é das melhores. Acreditamos que a cada ano o nível é dos mais altos e quem sairá ganhando será o público, diz Procópio. Não haverá a cobrança de ingressos.
Além dos carros na pista, acontecerá no sábado, a partir das 13 horas, a primeira edição das 100 Milhas de Londrina de Motovelocidade. As disputas serão nas categorias 135cc e 250cc, reunindo pilotos do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. A prova terá 1h30 de duração, com duas paradas obrigatórias para reabastecimento e troca de pilotos.
Outros eventos estarão acontecendo paralelamente às provas na pista, no sábado. Na entrada dos boxes haverá tunning, campeonato de som e exposição de carros antigos. Já na sexta-feira à noite e no sábado o dia inteiro, para os apreciadores de um bom churrasco, estará acontecendo uma costelada feita no chão, à moda tradicional dos gaúchos. Além disso as duas lanchonetes estarão funcionando normalmente.