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Quem for hoje amanhã ao Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, não terá motivos para reclamar. Afinal, dentro da pista acontecerão eventos para todos os gostos. O principal destaque será a categoria Super Clássic que, pela primeira vez, sai de São Paulo. O interessante é que estarão em ação carros que há muito não se vê mais, como Alfa Romeo JK, Karmann Ghia, Puma, Porsche, DKW Belcar, ao lado de VW 1.600, Passat, Fiat 147 e Fusca. Só o visual dos mesmos nos remete para as décadas de 60 e 70. A disputa começa às 12h45, com 22 carros no grid.
Também na pista acontecerá a sétima e oitava etapas do Regional de Motovelocidade, com duas baterias, às 10h40 e às 13h45. Encerrando o dia será realizada a prova de média duração ‘3 Horas de Londrina’, com máquinas das categorias Força Livre, Endurance, Marcas e Speed. A competição começa às 14h15 e vais até às 17h15. O ingresso custa R$ 2,00 e o arrecadado será revertido para o Instituto do Câncer de Londrina.
Um viagem no tempo. Assim será a disputa da Super Classic. Só de ver carros como Karmann Ghia, Puma, DKW, Alfa Romeo JK, junto com Dodge Polara, Corcel, WV 1.600, Passat, Fiat 147 e Fusca, vale a pena. Esta categoria foi criada em São Paulo, em 2004. Alberto Reis, piloto e presidente da Associação de Pilotos de Turismo Antigos (APTA), observa que há cinco anos atrás vários empresários possuiam de seis a oito carros, a maioria Gordini. “Eram pessoas com uma certa idade, apaixonados por carros antigos, que fizeram história no automobilismo nas décadas de 60 e 70. A mídia começou a divulgar este fato, aumentou o interesse por este tipo de evento, sendo criada a categoria Super Classic, com carros nacionais e equipamentos fabricados até 1976. Estes carros dão um verdadeiro show na pista”, observa Pires
A Super Classic é dividida em três categorias: Divisão 1 (com motores até 1,4 litro e mecânica totalmente original); Divisão 2 (motores até 1,6 litro e preparação intermediária); e Divisão 3 (a mais potente, com motores de até 2 litros e mecânica bastante preparada para competição).
Para Alberto Pires, um diferencial aqui será o público. “Em São Paulo corremos para um autódromo vazio. As corrida lá são secretas. Ninguém vê. Apenas a mídia nos prestigia. Aqui em Londrina vamos tentar resgatar um pouco da história. Tivemos uma acolhida sensacional na cidade e quem gosta de velocidade e, ainda mais de carros que hoje não se vê tão facilmente, vale a pena vir ao autódromo”, conta o presidente e piloto da APTA.
Comentarista de automobilismo da ESPN Brasil e do jornal diário Lance!, Flávio Gomes é outro apaixonado por carros antigos. Pilotando um DKW Belcar, Gomes enfatiza que este tipo de evento é comum e muito valorizado na Europa, mas que no Brasil ainda é praticamente desconhecido. “Estes carros estavam praticamente sucateados. Estamos tentando resgatar esta história, já tem gente refazendo estes carros. O interessante é que isso estimula as pessoas que gostam de carros antigos e que também gostam de corrida. Estamos fazendo as duas coisas”, diz o jornalista/piloto.

TRÊS HORAS DE LONDRINA – Outra disputa que promete prender a atenção do público que for ao autódromo será a prova “3 Horas de Londrina”, organizada por Júlio César Saravy. Estarão na pista carros de cinco categorias, sendo boa parte integrada por pilotos de São Paulo. São elas: Força Livre, Protótipos, Marcas, Speed Fusca (São Paulo) e Speed Fusca (Londrina). Cada equipe poderá ter de dois a três pilotos e haverá paradas para reabastecimento. Cerca de 25 carros participarão da disputa.
“Era para grid ter um maior número de participantes, mas neste domingo estará acontecendo em Cascavel uma etapa do Brasileiro de Endurance e muitos pilotos londrinenses estarão competindo naquela prova”, conta Saravy, complementando que a prova em Cascavel estava marcada para o dia 1º de julho e foi remarcada para o dia 8, prejudicando a disputa em Londrina na questão da presença de mais pilotos no evento.

REGIONAL DE MOTOS

Com expectativa para a presença de mais de 20 pilotos, o Regional de Motovelocidade terá a sétima e oitava etapas neste domingo. Com motos 135cc, a Classe A (pilotos experientes), a disputa está entre Odair Delefrati (68 pontos) e Evandro Faria Nobre (62). Já na Classe B (novatos), a briga fica entre Márcio Miranda (45) e Henrique Batiston (42). Nas 250cc o domínio é de Diego Faustino.