Carros de todos os modelos e mais de uma centena de pilotos disputando uma competição que pode chegar a sete horas de duração. A 17ª Edição das 500 Milhas de Londrina vai reunir pilotos amadores, profissionais e personalidades de todo o país que vêm à cidade em busca de muita emoção e velocidade. São 800 km divididos em mais de 250 voltas no Autódromo Internacional Ayrton Senna.
Considerado o segundo maior evento automobilístico do país em provas de longa duração, só perdendo para as 1000 Milhas Brasileiras (SP), a competição vai ser realizada de 11 a 13 de dezembro. A largada será no sábado, dia 13, às 16 horas. Este ano contaremos com uma equipe de cerca de 150 pessoas na parte estrutural do evento. Só com as equipes inscritas são mais 250 funcionários. Ao todo, acreditamos que a prova crie em torno de 600 empregos diretos e indiretos, analisa o piloto e engenheiro civil Aloysio Moreira, um dos organizadores do evento, ao lado de Daniel Procópio e Beto Borghesi.
Dividida em seis categorias (força livre, protótipos nacionais até 2000 cilindradas, carros turismo acima de 2000 cilindradas, carros turismo até 2000 cilindradas, Marcas e Speed), a 500 Milhas é uma prova com carros dos mais diferentes modelos e velocidades. Na categoria Speed, os fuscas podem atingir cerca de 170 km/h. Já na categoria Força Livre, os carros ultrapassam os 250 km/h, comenta o organizador Beto Borghesi, que também participa da prova pela categoria protótipos nacionais.
E é por essa diversidade de categorias e a longa duração da prova que os organizadores se preocupam muito com a segurança dos pilotos. Os competidores devem se inscrever na corrida em duplas ou trios e cada um pode pilotar no máximo por duas horas e meia. Depois desse tempo, deve haver a troca de pilotos. Como também são muitos carros na pista, ficamos atentos aos acidentes que podem ocorrer. Temos sempre uma equipe de dois enfermeiros à postos para atender os participantes, explica o jornalista Daniel Procópio, que também integra o trio de organizadores da prova.
No caso de acidentes, é permitido que os pilotos voltem para a corrida se o carro ainda estiver em condições. Muitos pilotos de todos os cantos do país vêm para esta competição. Por isso, se for possível, resgatamos o carro até o box com um guincho para que ele seja consertado e volte para a disputa, diz Aloysio Moreira.
Toda essa preocupação com os pilotos acaba sendo um atrativo para que venham corredores de diversos lugares do Brasil. Recebemos pilotos amadores e também profissionais da Fórmula Truck e Stock Car. Já tivemos a participação, por exemplo, do ex-piloto da Fórmula 1, Ricardo Zonta, e também do atual prefeito de Curitiba, Beto Richa, comenta Borghesi.
Parceria garante prova simultânea das 500 Milhas e Endurance
Os organizadores da 17ª edição da prova 500 Milhas de Londrina confirmaram uma parceria que vai trazer junto à disputa o tradicional Campeonato Paranaense de Endurance. Quem for ao autódromo Internacional Airton Senna vai poder assistir as duas corridas acontecendo simultaneamente, no dia 13 de dezembro.
Dividido em seis categorias, o Paranaense de Endurance tem exatamente os mesmos moldes das 500 Milhas e, por isso, cerca de 60% dos pilotos deste campeonato já estão acostumados a competir na prova de longa duração londrinense. Porém, alguns pilotos, principalmente de Santa Catarina, que disputam o Campeonato ainda não conhecem a prova de Londrina e esta vai ser uma grande oportunidade de correr nas curvas do autódromo da cidade.
O Campeonato Paranaense de Endurance já teve duas etapas em 2008, ambas na cidade de Curitiba, e a prova de Londrina vai fechar a disputa desse ano, valendo pontos na competição. Outra novidade é que os participantes das 500 Milhas também podem se inscrever nesta última etapa do Paranaense de Endurance e pontuar na prova. A única diferença é que as corridas de Endurance chegam no máximo a quatro horas de duração, diferente das 500 Milhas, que podem chegar a sete horas.
Serviço: Os pilotos que vão participar das 500 Milhas de Londrina que estiverem interessados em disputar também a terceira etapa do Paranaense de Endurance devem entrar em contato com os organizadores da competição. O preço da inscrição é de R$ 180,00 por piloto.