Pela segunda vez consecutiva, o bicampeão Giuliano Losacco, da Medley/A.Mattheis, garantiu a pole position da Stock Car Brasil 2006. Na tarde de hoje, o piloto, com Chevrolet Astra, garantiu o melhor tempo da Super Classificação para a nona etapa da temporada, completando os 3.016 metros em 1m03s657, com média horária de 170,56 km/h. Ao seu lado na primeira fila estará Felipe Maluhy, da Terra-Avallone, com Mitsubishi Lancer, no tempo de 1m03s820, enquanto Ingo Hoffmann, da AMG Motorsport, também de Mitsubishi Lancer, larga em terceiro, 1m04s110, e o líder Cacá Bueno vai largar em quarto lugar, 1m04s110.
A etapa de Tarumã é a primeira válida pelo Playoff, que reúne os dez mais bem colocados e definirá o campeão de 2006 nas quatro provas restantes do ano: Tarumã (RS), Buenos Aires (ARG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). A prova terá transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão às 10h30, dentro do Esporte Espetacular.
Quinto colocado na classificação do Playoff, Losacco repetiu em Tarumã o bom desempenho da etapa anterior, em Brasília. Depois de garantir uma vaga na Super Classificação, o piloto paulista fez a melhor volta nos dez minutos decisivos para garantir a pole. Mais do que isso, deu um passo importante ao lagar na frente dos adversários do Playoff. Por falar nisso, a Super Classificação reuniu apenas quatro dos postulantes ao título, confirmando o equilíbrio da principal categoria do automobilismo nacional.
Largar na pole é começar com o pé direito. Mas ainda temos muito trabalho pela frente. Aqui, é preciso andar rápido, no limite, mas não errar, porque uma escapadinha pode ter conseqüências ruins, comentou o piloto paulista, depois de engolfado pelos abraços dos mecânicos. Espero ter a sorte que sempre tive. Gosto muito de Tarumã e já ganhei duas corridas neste autódromo, afirmou Losacco, que optou por baixar a pressão dos pneus após a primeira volta e diferente e consegui sucesso.
A tomada de tempos teve outros destaques, como Felipe Maluhy e Ingo Hoffmann. Sexto no Playoff, Maluhy entrou na Super Classificação em sexto, conseguindo subir quatro posições na briga pelo grid e mostrando que está firme na disputa do título.
Já Ingo, por sua vez, confirmou a condição de que não é preciso estar no Playoff para brilhar na Stock Car Brasil. O experiente piloto, 12 vezes campeão da categoria, fez a terceira melhor volta nas duas sessões e vai repetindo o bom trabalho realizado em Brasília. Na Capital Federal ele estava em segundo lugar no final da prova, mas teve uma quebra de rodas e foi obrigado a abandonar.
É muito importante uma boa posição de largada aqui em Tarumã, onde é praticamente impossível de ultrapassar. Conseguimos manter a boa performance de ontem e na super classificação optamos por não arriscar em sair com um novo jogo de pneus, que ultimamente vem apresentando variações. Usamos os mesmos da classificação e deu tudo certo, com a vantagem que guardamos um jogo para a próxima etapa, em Buenos Aires, disse Ingo.