esportes@cascavelnews.com.br

Chega o momento crucial da temporada 2007 da Fórmula Truck, no próximo domingo, em Fortaleza (CE), quando acontece a quarta etapa das nove programadas e após três vitoriosos diferentes nas disputas anteriores, sendo que o líder na classificação geral ainda não venceu, é chegada a hora de ver quem realmente está em condições de brigar pelo título. O já conhecido equilíbrio na categoria novamente está claramente exposto, a maior diferença de pontos na classificação acontece logo do primeiro colocado, Roberval Andrade (Scania), para o segundo, Beto Monteiro (Ford), são quinze pontos. Agora do segundo para o sétimo, a diferença é de somente doze pontos, a pontuação de quem encerra como terceiro colocado numa prova da F-Truck.
Ciente desta situação o chefe da equipe Londrina Truck Racing, Ernesto Gardenal, decidiu planejar estratégias para todas as etapas ainda a serem disputadas na temporada. “Já traçamos as estratégias para as seis etapas restantes, avaliamos a nossa capacidade em cada pista e vamos trabalhar para conquistarmos esses resultados”, informa. “Em Fortaleza, prova do próximo final de semana, somente houve uma disputa, ano passado, conquistamos o pódio em quinto numa situação bem desfavorável, pista molhada, se conseguirmos repetir o resultado, já será importante”, continua Gardenal.
“A seguir vamos para Caruaru onde no ano passado tivemos uma vitória com ‘V’ maiúsculo, para este evento vamos trabalhar na busca de repetir o sucesso, acredito que estamos no páreo. Na seqüência teremos Goiânia, Curitiba e Campo Grande, nesta última também já vencemos e temos um ótimo retrospecto, na capital goiana tivemos bons resultados nos treinos, mas quebramos na véspera da prova principal. Já na pista de Pinhais sempre fomos bem, ano passado conquistamos o pódio mesmo com o pára-brisa estilhaçado deitado no colo do Totti”, relembra o chefe da Londrina Truck Racing.
“No campeonato passado, o Renato Martins foi campeão com 117 pontos, se conseguirmos duas vitórias e nas provas restantes chegarmos pelo menos em quinto alcançaremos 122 pontos e automaticamente estaremos em condições de levar o ‘caneco’. Como o campeonato é bem equilibrado os pontos necessários podem ser até menos, mas o importante é sempre pontuar, precisamos ser constantes, porém sempre nas primeiras posições”, salienta Ernesto Gardenal.
Quem está com toda confiança é o piloto Leandro Totti, com o foco total para a prova de Fortaleza; “A pista de Fortaleza é diferente, tem retas mais curtas, deve favorecer os caminhões Ford. Estou muito confiante num bom resultado, tivemos problemas na barra de direção na prova de Interlagos e não pontuamos. Agora temos de correr atrás destes pontos, nos treinos em Londrina conseguimos novamente tempos idênticos com os realizados na prova de Tarumã (RS), acredito que podemos repetir o resultado conseguido lá”, disse o confiante piloto da Londrina Truck Racing. Lembrando que Leandro Totti venceu de ponta a ponta e prova de Tarumã, segunda etapa, após ter dominado todos os treinos.

Classificação do campeonato após três etapas é a seguinte:
1º) Roberval Andrade (SP), com 54 pontos;
2º) Felipe Giaffone (SP), 39 pontos;
3º) Beto Monteiro (PE), 33 pontos;
4º) Geraldo Piquet (DF), 31 pontos;
5º) Wellington Cirino (PR), 29 pontos;
6º) Leandro Totti (PR), 28 pontos;
7º) Renato Martins (SP), 27 pontos;
8º) Vignaldo Fizio (SP), 19 pontos;
9º) Jonatas Borlenghi (SP), 14 pontos;
10º) José Maria Reis (GO), 10 pontos;
11º) Fred Marinelli (SP), 8 pontos;
12º) José Cangueiro (SP), 4 pontos;
João Maistro (PR), 4 pontos;
14º) Débora Rodrigues (SP), 3 pontos;
Vinicius Ramires (SP), 3 pontos;
16º) Djalma Fogaça (SP), 2 pontos;
Valmir Hisgué Benevides (SP), 2 pontos;
17º) Beto Napolitano (SP), 1 ponto;
Fabiano Brito (PR), com 1 ponto.